De quanto em quanto tempo é necessário reaplicar protetor solar?

Saiba qual é a frequência ideal para reaplicar o protetor solar e como fazer isso mesmo já de maquiagem

Por Sofia Duarte 23 jan 2026, 14h00
U

ma das dúvidas mais comuns na temporada de verão, em que costumamos ficar mais expostos ao sol, é qual o intervalo de tempo ideal para reaplicar o protetor solar. A resposta é simples, mas tem algumas variações importantes que exigem atenção.

De quanto em quanto tempo reaplicar o protetor solar?

A recomendação geral da Sociedade Brasileira de Dermatologia é reaplicar o protetor solar a cada duas horas ou após o contato com água, sendo que a proteção mínima é de FPS 30.

Em dias de sol e calor intenso é indicado reaplicar mais vezes, conforme explica a Dra. Joyce Rodrigues, cientista especialista em cosmetologia e presidente do Grupo Mezzo. “Nosso corpo tende a produzir mais suor que também movimenta e até retira o protetor solar, assim como a água do mar ou piscina. Por isso, se estiver suando mais por conta do calor, aplique novamente o protetor solar, tanto no rosto quanto no corpo.”

“A forma ideal é passar em uma ducha, o que também já refresca, secar a pele com uma toalha e aplicar novamente o produto, sempre aguardando alguns minutos na sombra antes de se expor diretamente de novo”, completa. 

Continua após a publicidade

Como reaplicar protetor solar facial se já estou de maquiagem?

Existem algumas possibilidades para unir maquiagem e proteção solar. A primeira delas é usar um stick multifuncional que proporciona, ao mesmo tempo, uma cobertura na pele e alta proteção, sendo mais fácil reaplicar e espalahar na área desejada.

Outra recomendação da Dra. Joyce é o pó com proteção solar, caso você esteja com uma maquiagem completa, já que o produto vai matificar o rosto e repor a proteção. “Tem também o protetor em spray, que não é meu favorito para praia e para aproveitar o verão, mas pode ajudar bastante na reaplicação em um rosto maquiado, já que é um produto leve. Mas seja generosa na aplicação para não correr o risco de deixar alguma parte do rosto exposta. Por exemplo, você pode fazer os movimentos em borrifadas em ‘X’ e ‘T’ no rosto”, aconselha.

Anotou as dicas para ficar bem protegida do sol neste verão (e em todas as estações do ano)?

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Continua após a publicidade

Cleansing balm: o passo que mudou a limpeza da pele

Publicidade