“Minha missão é fortalecer a ciência brasileira”, afirma Giulio Peron
Criador da Quintal Dermocosméticos conversa com a CAPRICHO sobre os desafios de um jovem empreendedor no mercado nacional de beleza sustentável

os 17 anos, Giulio Peron começou a trabalhar oficialmente no mercado da beleza, mas já convivia com ele desde criança. Isso porque sua mãe, Lena Peron, realizou seu sonho de fundar uma marca de cosméticos, a Feito Brasil, em 2004. Mais tarde, aos 21, percebeu que era hora de voar sozinho e criar sua própria empresa, a Quintal.
Com o intuito de proporcionar um momento de pausa e de autocuidado na rotina dos consumidores, Giulio pensou em uma marca que também conectasse sabedoria ancestral, inovações tecnológicas e eficácia científica. “A beleza é um estado de espírito. E eu queria muito trazer esse vínculo do físico, do emocional e até um pouco do espiritual, de você se conectar com uma marca com propósito”, afirma em entrevista à CAPRICHO.
Hoje, a Quintal faz parte da Herbarium, indústria referência na fabricação de produtos naturais com qualidade farmacêutica, e Giulio ocupa não só a cadeira de fundador da marca, mas também de executivo. Ele enche o peito para falar que ‘se sente honrado e orgulhoso’ de ocupar esse cargo sendo um homem gay. “Essa conquista é motivo de orgulho, de resistência e de existência mesmo.”
Abaixo, confira mais da nossa entrevista com Giulio Peron, criador da Quintal, sobre sua trajetória no mercado da beleza e seu olhar que conecta medicina ancestral e vanguarda tecnológica como um convite para o autocuidado.

De 2016 para cá…
A Quintal já passou por barreiras que envolvem a consolidação de uma marca vegana, natural e de beleza limpa. “O maior desafio é furar a bolha. É associar a ancestralidade com a tecnologia de maneira coerente. A gente tem que tornar isso tudo mais acessível, essa comunicação, essa educação”, declara Giulio. “Desde o começo, apostamos nesse olhar holístico, que conecta corpo, mente e espírito. Então, temos uma entrega técnica e científica, mas também provocamos conversas mais aprofundadas nas nossas comunidades.”
Ele ainda ressalta os percalços de empreender no Brasil. “A gente é uma potência científica que o nosso Brasil não sabe. O Brasil da Quintal é o da ciência, da biodiversidade. Então, existe essa barreira do desconhecimento”, aponta. “Uma das minhas missões como empreendedor no Brasil é fortalecer a nossa indústria nacional e a ciência brasileira“, completa.
Jovem empreendedor LGBT+
Para Giulio, sua presença no mercado brasileiro da beleza, ainda mais atualmente em um grupo farmacêutico, é revolucionária. “Eu me vejo como uma figura provocadora também”, acrescenta, comemorando a instalação de placas de gênero neutro nos banheiros da empresa. “Foram algumas barreiras [que eu tive que superar]. A barreira da juventude, de ser gay, de ter que se impor e de conviver em ambientes corporativos, que, no geral, são machistas.”
“A gente sofre muito preconceito, se culpa, e precisa de muito autoconhecimento, porque temos que ser fortes para trazer isso [a representatividade] ao mercado e enfrentar todas as barreiras. Mas só o fato de a gente existir, de estar aqui representando, é algo que muda tudo.”
“Quando eu aceitei quem eu era, quando eu entendi quem eu era e quando eu me assumi pro mundo, foi o ato mais revolucionário da minha vida. Porque, ao resgatar minha autoestima e me conectar com a minha autoconfiança, eu decolei. Pensei: ‘Se eu sou capaz de me assumir, eu sou capaz de assumir uma liderança, de assumir novos cargos e desafios.'”
De olho no futuro
Por falar em crescimento e planos de expansão, a fim de cumprir esse objetivo, no ano passado a marca deixou de ser independente e foi adquirida pela Herbarium. Depois de tantas ofertas tentadoras, Giulio justifica essa decisão: “Eu demorei para encontrar um parceiro que me passasse confiança. E a Herbarium foi a primeira empresa farmacêutica no Brasil com selo B de sustentabilidade, além de ser uma referência em insumos botânicos da fitoterapia. A ideia é dar um novo impulso para a Quintal, mas de forma muito responsável.”
O diferencial dessa união é, segundo ele, a produção de cosméticos com qualidade farmacêutica, que, combinada ao pioneirismo da Quintal em termos de novos ingredientes para o skincare, promete ser um sucesso. “Nem todo mundo percebe, mas isso significa que o nosso critério de exigência é o mais alto do mercado inteiro.”
Quero representar a cultura brasileira de forma muito mais autêntica.
Giulio Peron, criador da Quintal
Além de mais investimento para ampliar a presença da marca digitalmente e impulsionar seus lançamentos, Giulio sonha em internacionalizar a marca. “Meu objetivo, a partir disso, é levar a Quintal para o mundo. Eu não sou um empreendedor eufórico e ansioso, e isso é muito importante na sociedade em que a gente vive. Na natureza, a árvore que cresce rápido demais quebra na primeira tempestade.”
“Quero vender a Quintal em outros países e representar o Brasil, a nossa cultura, de forma muito mais autêntica. É exportar a ciência brasileira de modo que a gente comprove a ancestralidade e a tecnologia. E ser essa inspiração e se apropriar do movimento brazilian beauty de um prisma da ciência brasileira.”

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