Por que hidratar a pele no verão é essencial – e como cuidar

Sol, mar e piscina também ressecam a pele. Veja como adaptar a hidratação facial e corporal para os dias quentes

Por Sofia Duarte 18 jan 2026, 14h00
O

senso comum pode nos fazer pensar que é somente no inverno que devemos nos preocupar com a hidratação da pele. Embora as temperaturas mais frias exijam, sim, esse cuidado redobrado, o verão também tem suas próprias necessidades, pois a exposição a sol, praia e piscina também ressecam a barreira cutânea.

Para você colocar esse hábito na sua rotina de skincare, especialistas recomendam texturas que se adaptam à estação mais quente, ativos e até quando aplicar os hidratantes facial e corporal.

Por que, além do inverno, devemos ter atenção com a hidratação da pele no verão?

Como no verão temos muitas fontes de agressão para a pele, como sol, mar, areia, vento, piscina… A barreira da pele necessita estar fortalecida para que a imunidade e saúde da pele não sejam prejudicadas”, explica a Dra. Ligia Novais, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e fundadora da Sablier Clinique.

E como manter a pele hidratada em dias de altas temperaturas?

A dica, segundo Dra. Fernanda Chauvin, especialista em dermatocosmética e CEO do Grupo F.Chauvin, é evitar produtos densos. “Com o aumento do suor no verão, é mais indicado se manter na hidratação leve com produtos que contenham ativos de hidratação prolongada.”

Especialmente no rosto, a especialista afirma que produtos muito densos podem não interagir bem com o suor, causar acne e um sensorial incômodo na pele. Por isso, sua principal recomendação envolve sérum de ácido hialurônico ou textura ‘water-gel’, que tem água como base e traz frescor.

Continua após a publicidade

Para repor essa hidratação durante o dia, abuse das águas termais, e você ainda pode guardá-las na geladeira e aplicá-las geladinhas na pele. Por fim, beba bastante água, porque a hidratação interna também influencia na hidratação e qualidade da sua pele”, completa.

Quais propriedades e ativos procurar em um hidratante para o rosto e para o corpo?

Para o rosto, a Dra. Fernanda costuma indicar o pentavitin, ácido poliglutâmico e aloe vera.

  • Pentavitin: complexo de carboidratos vegetais que proporciona hidratação por até 72 horas e também fortalece a barreira cutânea;
  • Ácido poliglutâmico: forma um filme protetor na superfície da pele, retendo a água e melhorando a hidratação profunda;
  • Aloe vera: traz hidratação rápida e eficaz com efeito calmante para vermelhidão e irritação que aumenta o conteúdo de água da pele, trazendo frescor.

Para o corpo, é possível optar pela glicerina vegetal, que pode ser somada a diversos ativos, tais como coenzima Q10, camomila e extrato de açaí.

Continua após a publicidade

  • Glicerina vegetal: umectante natural que atrai e retém água nas camadas da pele;
  • Coenzima Q10: auxilia no reparo celular;
  • Camomila: aumenta a retenção hídrica enquanto acalma;
  • Extrato de açaí: mantém hidratação elevada, nutre e protege contra danos da radiação UV.

Quando e com qual frequência aplicar o hidratante?

Para o rosto, a sugestão é aplicar o hidratante facial duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite, depois de uma limpeza facial com higienizador adequado para cada tipo de pele.

Já o hidratante corporal é a recomendação da Dra. Ligia Novais para uma rotina de cuidados noturnos. “Gosto de indicar como rotina noturna após o banho entrando como parte do skincare reparador noturno, o que pode oferecer mais conforto, pois durante a noite costumamos suar menos e usar roupas mais confortáveis e respiráveis.”

Lembre-se sempre de consultar seu dermatologista antes de começar a usar produtos com ativos específicos para a pele. Assim, o médico consegue personalizar sua rotina de skincare ao entender o que funciona melhor no seu caso. 😉

Continua após a publicidade

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade