“Se a maquiagem não for divertida para você, não faça”
Elyse Reneau, maquiadora da Too Faced, fala à CAPRICHO sobre tendências de beleza e autoconhecimento através da maquiagem.
lyse Reneau tinha apenas 8 anos quando decidiu que seria maquiadora e, desde então, nunca abandonou esse sonho. Após trabalhar em lojas de várias marcas de maquiagem, o que a deu a oportunidade de atender diversas consumidoras e, portanto, conhecer diferentes tipos de pele, chegou a assinar looks de celebridades para tapete vermelho e até no set de filmes.
Hoje, com mais de 20 anos de experiência no mercado, é maquiadora e diretora executiva global da Too Faced, e, em entrevista à CAPRICHO, compartilha sua visão sobre tendências atuais, relação entre maquiagem e autoconhecimento e até revela seu segredo de beleza para um visual profissional.
Além de participar do desenvolvimento dos produtos e mostrá-los nas redes sociais, Elyse Reneau também costuma coordenar a beleza da Too Faced nos bastidores de desfiles da semana de moda de Nova York.
“É uma colaboração entre a marca e o estilista, que nos conta a inspiração por trás da coleção, e nós trazemos o que está bombando no nosso mundo para contar uma história junto com a coleção. É realmente uma colaboração entre mentes”, conta. Mas esse momento pode vir com alguns perrengues, viu? Ela lembra uma vez em que teve que passar pó no pé das modelos para evitar que os sapatos de numeração maior ficassem escorregando. Imagina?!
Quanto às tendências para 2024, a beauty artist ressalta a alegria, que vem com muito brilho, e o grande momento que o blush rosado marcante tem vivenciado nos últimos tempos.
“A palavra para este ano é alegria – se não te traz alegria, você não entra na tendência. Muitas pessoas podem se sentir sobrecarregadas com tantas microtrends que aparecem toda semana, mas é essencial participar apenas daquelas que te fazem feliz. Na Too Faced, o que tem nos feito muito feliz é o glitter. Nós estamos vendo muito glitter, não de um jeito de loja de artesanato à moda antiga, mas em uma estética fada cintilante.”
“A pele com efeito ‘blur’ também está com tudo, porque temos novas tecnologias que nunca tivemos antes. Então, quando olhamos para os nossos blushes, e eles viralizam, a gente pensa qual é o fator especial que fez isso acontecer. É porque estamos sanando uma queixa que nunca havia sido solucionada antes. Você pode aplicá-lo, é fácil de esfumar e fica muito macio na sua pele. Os anos anteriores foram muito sobre contorno e bronzer, e agora o blush está vivendo seu momento.”
Se você acompanha os tutoriais e as trends virais de maquiagem no TikTok, com certeza já conseguiu comprovar essas falas da maquiadora. O blush cintilante no estilo ‘Bratz’, queridinho da cantora Sabrina Carpenter, e até o iluminador com fundo rosa ganharam força nessa temporada, assim como a procura por sombras metalizadas, em especial na cor prata, e pigmentos multicromáticos.
Para ela, o importante, no entanto, é separar as tendências do seu próprio estilo. “As redes sociais perpetuam tendências, é o algoritmo. Mas é sempre bom lembrar que existe uma diferença entre tendência, que vão e vêm, e ter o seu próprio estilo, que é para sempre. Se você encontrar uma tendência que te faça feliz e você quer experimentar, então experimente, mas as pessoas não têm que seguir todas elas para continuarem relevantes. É melhor ter seu próprio estilo e ser verdadeiro com você mesmo”, aconselha. E Elyse compartilha a sua própria marca registrada e segredo para uma maquiagem profissional, que é um visual bem esfumado. “Quando vejo alguém que está com aquela marcação definida do blush, contorno e iluminador no rosto, eu pego um pincel maior para esfumar tudo.”
Perguntamos o nome de alguém que maquia celebridades e inspira Elyse, ao que ela respondeu Melissa Hernandez, a maquiadora de ninguém mais, ninguém menos do que a atriz Sydney Sweeney. “Ela é muito incrível e consegue reinventar os looks da Sydney toda vez no tapete vermelho, e isso é muito difícil de fazer quando você trabalha com a mesma pessoa há tanto tempo. Ela me inspira muito.”
Por fim, Elyse Reneau comenta como enxerga a maquiagem para além da estética e seu impacto na autoestima e na vida das pessoas. “Posso falar por mim mesma quando digo que uso maquiagem como uma ferramenta de autoexpressão e acredito que, se você não se sente empoderado enquanto usa maquiagem, não use. Nós não estamos tentando se adequar a padrões de beleza. Estamos tentando fazer com que a gente se sinta bem”, afirma.
Não estamos tentando se adequar a padrões de beleza. Estamos tentando fazer com que a gente se sinta bem.
Elyse Reneau, maquiadora global da Too Faced
Ela ainda reforça que a relação com a maquiagem deve proporcionar alegria e momentos divertidos; caso contrário, não está atingindo seu real propósito. “Para mim, maquiagem significa um tempo comigo mesma. Algumas pessoas meditam, eu tiro uma hora para fazer a minha maquiagem. Eu me sinto bonita, poderosa e confiante. Se maquiagem não for divertida para você, não faça. Eu sinto que nós estamos em um mundo em que você pode ser quem você quiser”, completa.