Usar hidratante labial para alongar os cílios não é prática saudável
Dermatologista explica por que a nova moda que viralizou no TikTok pode ser prejudicial e como proteger os fios.
pós viralizar nas redes sociais, o truque de aplicar hidratante labial nos cílios tem gerado curiosidade e discussões sobre a sua eficácia e possíveis efeitos colaterais na pele e nos olhos. Enquanto alguns relatos no TikTok prometem o efeito mais longo dos fios, dermatologistas alertam para os possíveis riscos de irritação e alergia.
A prática que viralizou consiste em passar o bastão do hidratante labial para alongar os cílios — dispensando, assim, o uso da máscara de cílios incolor ou da própria máscara de cílios em si. Dezenas de vídeos nas redes sociais mostram meninas jovens utilizando o produto desta forma e a CAPRICHO foi investigar se a prática é realmente recomendada ou não.
@mireyarios Wait why does this actually work?! Vc @Noor #mascaratutorial #aquaphorlipbalm #lipbalmhack #aquaphorhacks #eyelashtreatment @AquaphorUS
Em alguns vídeos, jovens passam até vaselina para intensificar a curvatura dos cílios durante o uso do curvex.
@qucktheduck.yes Vasline is THE glow up product icl @Ernie @Vaseline #vaselineAU #vaselineANZ #vaslinelipcare #vaselinerosylips #gifted
Nadine Vandresen, dermatologista e idealizadora do Grupo NV, em Brusque, Santa Catarina, afirma que, na prática, esse truque pode trazer uma sensação momentânea de cílios mais alinhados e com mais brilho, sim, porque o hidratante labial é oleoso, mas isso não significa que ele esteja tratando ou fortalecendo os cílios.
“Do ponto de vista dermatológico e oftalmológico, não é uma prática considerada saudável, principalmente para uso frequente”, diz a médica.
De forma geral, dermatologistas e oftalmologistas não recomendam o uso de hidratantes labiais nos cílios, já que esses produtos não foram formulados para a região dos olhos, a qual é extremamente sensível. A composição foi pensada para os lábios, não para a mucosa ocular ou para a raiz dos cílios.
Em relação aos riscos, os principais são
- irritação ocular;
- ardência;
- vermelhidão;
- coceira;
- blefarite ou conjuntivite.
Isso acontece porque muitos hidratantes labiais contêm fragrâncias, conservantes e óleos minerais que podem obstruir os folículos dos cílios e, assim, causar reações alérgicas ou inflamações.
“Se o produto escorrer para dentro dos olhos, o desconforto pode ser imediato. Ao perceber qualquer um desses sintomas, o ideal é suspender o uso imediatamente e procurar um médico”, orienta a especialista.
Sem seguir a trend, deixando o hidratante labial de lado, já existem outras alternativas seguras para hidratar e fortalecer a região – criando um efeito de alongamento e crescimento, só que de forma segura e saudável.
“Hoje temos séruns específicos para cílios, dermatologicamente e oftalmologicamente testados, que ajudam a hidratar, fortalecer e estimular o crescimento. Além disso, manter uma boa rotina de cuidados, evitar esfregar os olhos, remover a maquiagem corretamente e cuidar da saúde da pele como um todo faz muita diferença.”
Lembre-se: muito antes de seguir uma trend de beleza nas redes sociais, é importante questionar, ler a CAPRICHO e ter cuidado contínuo com o que você usa na sua pele. Manter um cuidado integral e consultar um especialista faz toda diferença, ok?
+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
‘Três Graças’ lembra que o preconceito contra jovens grávidas ainda existe





