Continua após publicidade
Gif animado com um lettering da Galera Capricho 2024, nas cores verde, azul e preto. O fundo muda de cor
https://beta-develop.capricho.abril.com.br/noticias-sobre/galera-capricho Galera CAPRICHO
Espaço de troca de conhecimento da Galera CAPRiCHO. Um grupo de jovens engajados de 13 a 18 anos que chamamos de leitores-colaboradores e que participam ativamente da vida da redação.
https://beta-develop.capricho.abril.com.br/noticias-sobre/galera-capricho Galera CAPRICHO
Gif animado com um lettering da Galera Capricho 2024, nas cores verde, azul e preto. O fundo muda de cor Espaço de troca de conhecimento da Galera CAPRiCHO. Um grupo de jovens engajados de 13 a 18 anos que chamamos de leitores-colaboradores e que participam ativamente da vida da redação.

Grilo traz nostalgia e brasilidade na 2ª parte de ‘Tudo Acontece Agora’

Conversamos com a banda sobre a segunda parte do álbum, mais "psicodélica", lançada nesta quinta-feira (14)

Por Daniele Peixoto 14 nov 2024, 17h00
A

banda Grilo, que foi capa da CAPRICHO no mês de maio, lançaram a segunda parte do seu álbum ‘Tudo Acontece Agora’ nesta quinta-feira (14). Na noite anterior ao lançamento, aconteceu uma audição na Casa Rockambole para mostrar um pouco o que vem por aí.  É claro que a CAPRICO esteve presente e conversou com os integrantes sobre como  foi o processo criativo para trabalhar esse outro lado da banda.

“Era mais conseguir mastigar para as pessoas o álbum, do que necessariamente lançar as 20 músicas juntos”, explica o baterista, Lucas Teixeira. Enquanto a primeira parte é mais melancólica e mais intensa, a segunda parte já é mais psicodélica, porém, ainda trabalhado com nostalgia e memórias, resgatando mais a estética do Você Não Sabe de Nada (primeiro álbum da banda lançado em 2021), com mais experimentações, referências e brasilidades.

Para os meninos, a última faixa dessa segunda parte, encerra o álbum de mesmo modo que ‘Malabarista de Granadas’ encerra o Você Não Sabe de Nada.

Continua após a publicidade

As referências da segunda parte de ‘Tudo Acontece Agora’

O baixista da banda, Gabriel Cavallari conta que essa parte do álbum é mais MPB do que a primeira. “Resgatou o rock e o indie dentro da gente, então bateu o emo um pouco. Tem bastante música bem guitarrista assim, sabe? Mais energética”, analisa o segundo álbum.

“É que depende de música para música vai ter coisa que é tipo ‘Tomorrow Never Knows’ dos Beatles, vai ter coisa que é Tame Impala, vai ter muitas coisas” diz o vocalista, Pedro Martins.

Além disso, o repertório de referências da banda foi bem diverso, nesse mix de MPB com internacional pensaram em: Seu Jorge, Exaltasamba, Wilson Simonal (em específico, a música ‘Sá Marina’, descrita por eles com muito carinho), Skank e Soundgarden.

Continua após a publicidade

As expectativas com o novo som

Para além de receber as músicas novas com carinho, os integrantes contam que, nesses quase sete anos de “relacionamento” com os fãs, esperam captar essa essência mais particular e que se entreguem para a uma intimidade maior que existe nas composições.

“É uma evolução de algo que a gente já estava fazendo, então a gente espera crescer com eles também. Quando lançamos nosso primeiro EP, o ‘Herói do Futuro’, tínhamos 18 anos – se a gente não sabia de nada em 2021, imagina nessa idade?”, completa Teixeira.

Ao serem questionados sobre qual a faixa preferida desse novo projeto, Felipe Martins (Fepa, guitarrista) responde: “Difícil escolher só uma, muda muito conforme a gente vai tocando”, diz. Mas as que ficaram no top 5 da banda foram: ‘Dissecando a Canção’, ‘Tudo Passará’, ‘Sombra no Sol’, ‘Um Ano Pro Ano Que Vem’ e ‘Só Vou Dizer’.

Continua após a publicidade

Um conselho do passado para pessoas do presente

‘Tudo Acontece Agora’, segundo O Grilo, é sobre olhar para trás e fazer as pazes com nós mesmos. Eles respondem que se voltassem ao passado e pudessem dar um conselho para a versão mais novas deles, pensariam em viver o agora intensamente sem medo, e ao mesmo tempo, tomar cuidado com decisões tomadas por momentos ansiosos e se apegar ao processo para se manter positivo.

E aí, ansiosos para a segunda parte?

 

Publicidade