Gif animado com um lettering da Galera Capricho 2024, nas cores verde, azul e preto. O fundo muda de cor
https://beta-develop.capricho.abril.com.br/noticias-sobre/galera-capricho Galera CAPRICHO
Espaço de troca de conhecimento da Galera CAPRiCHO. Um grupo de jovens engajados de 13 a 18 anos que chamamos de leitores-colaboradores e que participam ativamente da vida da redação.
https://beta-develop.capricho.abril.com.br/noticias-sobre/galera-capricho Galera CAPRICHO
Gif animado com um lettering da Galera Capricho 2024, nas cores verde, azul e preto. O fundo muda de cor Espaço de troca de conhecimento da Galera CAPRiCHO. Um grupo de jovens engajados de 13 a 18 anos que chamamos de leitores-colaboradores e que participam ativamente da vida da redação.

Os anos 2000 não saem da nossa cabeça – vem revivê-los com a gente!

Da cultura pop a moda, esse período moldou comportamentos e influencia tendências da nossa galera até hoje

Por Galera CAPRICHO 2025 12 abr 2025, 17h00
O

iii, Capricho Lovers! Aqui quem fala é a Galera CH 2025*, trazendo pra vocês nossa primeira matéria no Blog!!! E já começamos com um tema que reúne gerações em uma grande conversa: os icônicos Anos 2000. A década do mp3, dos sucessos implacáveis da Disney e, claro, das edições impressas da CAPRICHO – que, inclusive, estão de volta às bancas duas vezes ao ano, após dez anos somente online.

Foram tantos momentos marcantes que é impossível não recordar desse período. Ele foi fundamental no nascimento e nas experiências de muitos de nós, e, sem dúvida, ainda temos muito a compartilhar e reviver. Então, nada melhor do que começar esse texto falando sobre como era a galera na famosa “virada do milênio” (spoiler: ninguém acreditava que esse ano realmente fosse chegar!). Esse momento marcou o início de uma nova era, resultando nos nossos dias atuais.

Lá no comecinho dos anos 2000, o mundo estava dividido entre o temido bug do milênio e as novas tendências. Celulares? Raridade! Mensagens? Minha gente, o Orkut era onde tudo acontecia! E há quem diga que o Facebook era o nosso “Instagram” da época. As câmeras digitais eram item essencial nos rolês, registrando os melhores momentos em flash.

Na música, estávamos no auge das divas pop. Quem lembra de “Love on Top”, das coreografias icônicas e dos videoclipes com enredo? Britney Spears, Lady Gaga, Rihanna e tantas outras dominavam as paradas. E as séries e filmes? Gossip Girl, One Tree Hill, Supernatural, Como Perder um Homem em 10 Dias e muitas Romcoms que marcaram época.

Continua após a publicidade

E já que estamos nessa viagem no tempo, vamos relembrar de mais tendências dessa época? Fica com a gente que ainda vem muita nostalgia boa por aí!

A moda

Que os anos 2000 nunca saíram de moda, todo mundo já sabe, né? O estilo Y2K, que vem do inglês “years 2000”, é totalmente inspirado nesses anos. Temos visto a volta das calças flare, minissaias, penteados e maquiagens que marcaram aquele tempo.

Avril Lavigne, Eminem, Rihanna e Gisele Bündchen são nomes que você provavelmente conhece — mas e a influência deles nos anos 2000? Esses ícones marcaram uma geração e ainda influenciam os dias de hoje! Muitos adolescentes se inspiravam em seus estilos de roupas e maquiagens, usando a criatividade para se expressar por meio de looks marcantes.

Mas, com a volta de todas essas tendências, também retornam algumas problemáticas que as acompanhavam naquela época — como a obsessão pela magreza extrema, a valorização de cabelos lisos e outros padrões estéticos limitadores.

Hoje, com mais informação e consciência, temos a chance de viver essas tendências de forma diferente. A beleza está na diversidade: corpos diferentes, cabelos com todas as texturas, e estilos únicos que vão além de um padrão imposto.

Podemos curtir o estilo Y2K sem repetir os erros do passado.

Galera CAPRICHO 2025
Continua após a publicidade

A Cultura Pop

Os anos 2000 foram um caldeirão cultural em ebulição. Nesse tempo estávamos tentando nos acostumar com a internet e os novos celulares na área, quando do nada, foram lançados o Xbox e o PlayStation 2 para a galera. Não era apenas “jogar”, era sobre se aventurar pelos jogos, com gráficos duvidosos, mas que na época eram surreais!! Clássicos que eram: Final Fantasy X e Tony Hawk’s Pro Skater, que viraram febre marcando uma geração inteira, que ia muito além das crianças, mas que o mundo todo jogava.

Enquanto isso, a gente era bombardeado por tudo que envolvia os famosos. Britney Spears, Lindsey Lohan e Amanda Bynes? Esses nomes estavam em quase todas as capas de revistas dos momentos e em tabloides mundialmente conhecidos. Suas vidas eram dissecadas em tempo real, todo mundo queria saber sobre os escândalos, festas e namoro da época. Era como um seriado do qual ninguém perdia um episódio.

Explosão das festas e cultura das baladas

Durante esse período no espaço-tempo, fomos apresentados à internet e com isso queríamos sempre estar conectados, mostrando o que estávamos fazendo (seja lá o que fosse). As festas se popularizaram e o uso das redes sociais fomentou isso também, trazendo o conceito de farrear a noite toda. Fomos apresentados às músicas que compunham o top 10 das rádios e que tocavam por todo lado, fazendo a galera dançar enquanto o som estivesse ligado.

A influência desse estilo de vida se deu pela explosão e glamour das temáticas exploradas na mídia, tendo como exemplo a própria MTV Brasil que exercia ENORME influência entre os jovens e foi uma grande rede de disseminação da cultura de balada.

Filmes como “Superbad — É Hoje” (2007) retratam bem a inquietude juvenil sobre eventos assim que marcavam o período, como febre entre os jovens. Assim, era como somar a + b para entender como os adolescentes queriam ser parte desse universo festeiro: era pertencer e mostrar ao mundo que agora era sua vez de aproveitar a vida!

Continua após a publicidade

colagem com fotos de Regina George, Britney Spears e Avril Lavigne junto com um aparelho de celular V3
Capricho/Reprodução

Infância nos anos 2000

Nos anos 2000, estavam no auge brincadeiras como pular elástico, balança caixão, álbuns de figurinhas, cidade dorme, mestre mandou, pular corda, stop. Ou ainda pique-esconde, queimada, bater bafo, jogar gude, futebol de rua e colecionar figurinhas.

Muitos de nós tiveram brinquedos marcantes da época, entre eles: Polly Pocket, mola maluca, ioiô, Barbie, Tamagotchi, Monster High, Furby,  bolinha bate-bate e pega-vareta.

Agora, e os desenhos….Quem também chegava da escola e corria para assistir Três Espiãs Demais, Meninas Superpoderosas, Monster High, Padrinhos Mágicos, Billy e Mandy ou Princesas do Mar? Também existiam os DVDs eu adorava cheguei a ir em locadora e alugava filmes para assistir em casa os que mais me marcaram foram os de Monster high e o De volta pro futuro.

Com certeza, os anos 2000 foram uma década que marcou gerações e que ainda despertam saudade e nostalgia em nossos corações. Foi um período e tanto, não é?

Continua após a publicidade

Esperamos que vocês tenham gostado da nossa primeira matéria, queridos leitores! Até a próxima, e um beijo da Galera CH 2025!

* Este texto foi escrito por Giovanna Feliponi, Lavínia Azanã, Beatriz Costa Munhoz, Sofia Vieira, Ana Paiva, Cassiane Porto Rodrigues de Freitas, Rhyan Lucas Rodrigues dos Reis, Dominique Molina Baggio e Heloisa Soares Santana.

 

Publicidade