Gif animado com um lettering da Galera Capricho 2024, nas cores verde, azul e preto. O fundo muda de cor
https://beta-develop.capricho.abril.com.br/noticias-sobre/galera-capricho Galera CAPRICHO
Espaço de troca de conhecimento da Galera CAPRiCHO. Um grupo de jovens engajados de 13 a 18 anos que chamamos de leitores-colaboradores e que participam ativamente da vida da redação.
https://beta-develop.capricho.abril.com.br/noticias-sobre/galera-capricho Galera CAPRICHO
Gif animado com um lettering da Galera Capricho 2024, nas cores verde, azul e preto. O fundo muda de cor Espaço de troca de conhecimento da Galera CAPRiCHO. Um grupo de jovens engajados de 13 a 18 anos que chamamos de leitores-colaboradores e que participam ativamente da vida da redação.

Quando foi que nós deixamos de ser nós mesmos?

Onda de minimalismo e a pressão para se encaixar em padrões sociais podem tirar completamente a identidade que queremos mostrar ao mundo

Por Giovanna Feliponi 26 jul 2025, 15h00
O

lá CAPRICHO lovers! E a questão agora é: quando foi que nós deixamos de ser nós mesmos? Após várias décadas nesse mundão, em que estilos vão e vêm e tendências sempre retornam, algo sempre estará em alta. No entanto, ultimamente, temos visto uma grande onda de minimalismo e roupas mais clean. É claro que estilo é uma questão pessoal, e cada um tem seu gosto, mas vamos falar um pouquinho sobre como essa onda de minimalismo e a pressão para se encaixar em padrões sociais podem tirar completamente a identidade que queremos mostrar ao mundo.

Me diga: quantas vezes você deixou de usar uma roupa porque achou que ninguém entenderia ou porque pensou que seria melhor optar por algo mais básico, algo que todo mundo já está usando? Quando foi que deixamos que as opiniões dos outros influenciassem nosso jeito de ser, andar, falar e, principalmente, nos vestir e nos expressar para a sociedade? O estilo é uma forma de mostrarmos o que queremos dizer; é uma maneira de comunicar à sociedade e às pessoas que temos algo a dizer, e isso é muito importante.

É também a forma como podemos expressar como estamos nos sentindo e o que queremos mostrar ao mundo. É evidente que estilo é algo muito pessoal; cada um sabe como se apresentar, seja de uma forma mais básica, mais discreta ou mais extravagante. No entanto, temos visto uma diminuição nessa diversidade ao longo dos anos. Notamos que, em eventos de grande visibilidade, como premiações e galas, as pessoas têm a oportunidade de moldar um look que reflete mais sua estética e seu estilo pessoal. Mas essa liberdade parece existir apenas no mundo da fama, algo que só vemos na televisão ou na internet, e muitas vezes pensamos: “Eles são famosos, têm esse direito; por que nós não podemos ter?”

Quando foi que deixamos de nos vestir para nós mesmos e começamos a nos vestir para os outros? É óbvio que isso não está certo. Então, por que não iniciamos uma nova onda de estilo próprio? Por que não promovemos mais looks que vêm de dentro do coração e menos que vêm da internet? Vamos começar a incentivar roupas que realmente expressem como nos sentimos.

Continua após a publicidade

Vamos lá, galera! Vamos nos impor e afastar essa onda de minimalismo e conservadorismo o mais longe possível!

Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade