15 atitudes que vão te ajudar a se valorizar mais no dia a dia

Se valorizar é sobre saber aproveitar a sua companhia, reconhecer suas qualidades e não se diminuir para caber em lugares que não lhe pertencem

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 29 out 2024, 15h36 - Publicado em 14 jul 2024, 13h00
A

forma como você enxerga o mundo (e se vê) também está conectada com a sua autoestima, por esse e outros motivos, cuidar dela é tão importante. Valorizar-se é reconhecer as suas qualidades, suas características e aprender a não aceitar situações que te machucam ou desgastam.

Neste processo, é preciso se autoconhecer, deixar de lado o perfeccionismo e aprender, aos poucos, se amar. Mas, como colocar isso tudo em prática na rotina? Separamos algumas atitudes que podem te ajudar. Confira a seguir!

1. Comemore suas conquistas, independente do tamanho delas

Por exemplo, sabe aquela nota boa que você tirou naquele trabalho de física que você se esforçou? Reconheça a sua dedicação e aproveite para celebrar.

2. Pare de se julgar pelo seu passado

Culpar sua versão de cinco anos atrás por ser de tal jeito ou por ter feito algo que não deveria não vai te levar a lugar nenhum. Entenda que naquele momento você agiu como poderia, se perdoe e siga em frente.

3. Reconheça as suas qualidades e não se diminua quando receber algum elogio

Aprecie cada característica sua que você gosta, como a sua facilidade para fazer amigos ou seu bom humor, e não tenha vergonha disso.

Continua após a publicidade

4. Aprenda a dizer mais “não”, por mais difícil que pareça

Estabelecer limites é essencial para que não nos desgastemos, percamos tempo ou nos coloquemos em situações que nos fazem mal.

5. Dance mesmo sem saber dançar

Que tal praticar esportes que sempre quis tentar ou experimente aquele hobby que você deixou para depois por ter medo de não ir bem? Começar novas coisas pode parecer assustador mas faz muito bem e nos prova o quanto somos capazes de superar desafios.

6. Analise seus relacionamentos e reavalie amizades que não estão lhe fazendo bem

As nossas relações afetam muito na forma como nos enxergamos e agimos.

7. Tente pensar e escrever toda manhã ou noite

Liste três coisas pelas quais você é grata e lhe fazem feliz. Esse exercício, apesar de ser simples, vai te ajudar a se lembrar das pequenas coisas boas que existem no dia a dia.

8. Ao se olhar no espelho, dê amor para cada parte do seu corpo

Lembre o quanto ele lhe permite viver coisas incríveis. Estamos vivendo um momento difícil e seu corpo está fazendo o melhor para lhe manter bem e saudável. Tente pensar menos no que você gostaria de mudar, e focar mais naquilo que você gosta.

Continua após a publicidade

9. Separe um tempo para conversar com as pessoas que você ama

Momentos de qualidade com seus amigos e familiares fazem toda a diferença. Saiba aproveite a energia de estar ao lado de quem te quer bem.

10. Não se cobre tanto por errar

Lembre-se que faz parte e até os erros trazem aprendizados. Tente não ser autocrítica a ponto de não reconhecer suas conquistas.

11. Se as redes sociais estiverem te fazendo mal, faça uma limpa nas contas que segue

Já basta! Dê unfollow naqueles perfis que postem qualquer conteúdo que te deixe para baixo ou insegura. Consuma conteúdos que te fazem feliz e que contribuiam para o seu crescimento pessoa.

12. Tente ser mais positiva em relação a como seu dia vai ser

Às vezes, já levantamos da cama de mau humor, achando que nada vai certo, e isso só traz desânimo. Se não sabemos como as coisas vão ser, porque não tentar esperar pelo melhor e fazer o que você pode para que isto aconteça?

13. Lembre-se das suas conquistas

Escreva tudo aquilo que você já realizou e se orgulha e releia esta lista quando estiver insegura em relação ao futuro. Confie em você.

Continua após a publicidade

14. Não procure nos outros aprovação para que você possa ser feliz

É normal ficarmos felizes com elogios e comentários positivos mas não podemos colocar nas mãos dos outros a nossa autoconfiança. Se você não está dentro das expectativas que as pessoas ao seu redor criaram, elas que precisam lidar com isso.

15. Pratique o autocuidado

Aqui não estamos falando necessariamente de skincare, viu? Se cuidar também é sobre resolver aquelas pendências que estão te deixando ansiosa, marcar uma consulta no médico e se desconectar das redes sociais quando sentir que é necessário.

Publicidade