4 coisas para priorizar nos estudos há 4 meses do início dos vestibulares

Nesta reta final, o seu foco precisa ser a resolução de exercícios e de simulados, além da compreensão de seus erros e acertos em cada questão

Por Mavi Faria 19 jul 2025, 13h00
D

epois de um semestre inteiro (ou até mais) se dedicando exclusivamente à preparação para o vestibular, você provavelmente mal pode esperar para esse dia chegar logo — e realmente está chegando. Nestes últimos 4 meses de preparação para os vestibulares, um erro muito comum tomado por estudantes é deixar de lado a rotina criada, acreditando que “já fez tudo que podia até aqui”. Mas não é bem assim.

É nessa reta final que a estratégia precisa ser um pouco mais assertiva para que você não perca tempo com coisas que podem te atrasar, enquanto afia o seu conhecimento sobre o que já sabe. É importante levar em consideração que, agora, você já está com mais cansaço e desânimo, e é por isso que a forma que você estuda precisa ser um pouco mais dinâmica e prática. O dia da prova está cada dia mais perto.

Entre todas as dicas do que fazer e o que não fazer nestes últimos meses, 4 delas não podem ser ignoradas justamente por terem o potencial de transformarem o seu desempenho na prova. Abaixo, reunimos estas dicas e como você pode incluí-las na sua rotina. Acredite, elas fazem grande diferença nesta etapa.

1. Faça muitos simulados

Os simulados precisam entrar na sua rotina de estudos imediatamente, e estamos fazendo de simular o momento da prova de verdade, tá? Deixe o celular distante de você, separe água e alimentos que levaria para a prova e faça tudo do jeito que fará no dia.

Continua após a publicidade

Esse exercício vai treinar a sua ansiedade e nervosismo com o horário, te ensinar a não perder tempo em questões que podem te atrasar, a agilizar o seu raciocínio e a conseguir dividir o seu tempo da forma mais plena possível para conseguir dar conta das questões de múltipla escolha e da redação.

2. Não gaste todo o tempo em conteúdos que você tem dificuldade extrema

A partir de agora, o seu foco precisa o de consolidar os conteúdos que você já sabe e conseguir te fazer entender o máximo possível dos que não domina. Isso não significa que é o momento para você gastar dias e dias e dias se esforçando naquele conteúdo específico que você não consegue entender, muito menos com aqueles que quase nunca caem nas provas.

Se for uma questão que pode cair e que, sabendo mais ou menos bem da matéria, você consegue resolver as questões, vale a pena o seu esforço. Mas, nessa reta final, você corre o risco de perder muito tempo com uma matéria enquanto poderia estar revisando várias outras. O segredo agora é fazer o seu cérebro absorver o maior número de informações de forma clara.

Continua após a publicidade

3. Não é a hora de começar a ler os livros para a prova

A leitura na íntegra sempre irá ser mais completa, mas, neste momento, pode ser mais interessante você estudar o livro, como ele pode ser cobrado, quais as nuances de sua história, da gramática e do período literário do que realmente lendo ele. Quando você começa a estudar o livro, se depara com reflexões que nem imaginaria fazer antes e é neste estudo que irá se preparar mais e mais para o vestibular.

4. Estude a partir dos seus exercícios e simulados

A principal regra nesta etapa final é fazer a maior quantidade de exercícios e simulados possível. A segunda, é refazer cada uma dessas questões e entender o que você errou e porque errou: falta entendimento da matéria? Interpretação de texto? Raciocínio lógico? É entendendo os seus erros e acertos que você afia a sua mente para encarar a prova extensa sabendo o que te espera e como você deve resolvê-la.

Ah, e estamos falando de entender de verdade qual o seu erro, então nada de passar pelas questões sem compreender qual seria a resposta correta.

Continua após a publicidade

E aí, já está adotando essas dicas nessa reta final do vestibular?

Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade