4 formas legais de começar a documentar sua vida em 2026
Ao invés de ficar só preocupar em ser aesthetic, que tal guardar colecionar memórias e sentimentos no próximo ano?
Já discutimos por aqui na CAPRICHO sobre o fato da nossa galera ser da geração que cria muito conteúdo, mas esquece de registrar memória. Antes, as fotos eram uma foto de guardar momentos especiais, mas hoje, na maioria das vezes, elas são usadas exclusivamente com o objetivo de representar uma estética cool nas redes sociais. Isso muda a forma de ver o mundo e de colecionar memórias.
Que tal começar a pensar mais nisso e documentar o que importa em 2026? O caminho para a escola, seu doce favorito, o quarto bagunçado, a risada da sua melhor amiga, a música que você não parava de ouvir. Acredite, tudo isso vai virar nostalgia no futuro.
A seguir, te mostramos algumas ideias de como documentar sua vida no próximo ano. Veja qual (ou quais) mais combina com você.
Livro de colagens
A colagem é uma ótima atividade para desenvolver sua criatividade e te deixar livre para fazer arte, mas ela também pode ser usada para criar um álbum de memórias visualmente muito atrativo. Você pode colar ingressos de um show que você foi, algum texto que você leu em uma revista, fotos e tudo que tem significado para você.
Diário
Esse é um clássico, e merece todo o mérito. Escrever, sem filtros, é uma ótima forma de não só registrar o que aconteceu em determinado período, mas também guardar sentimentos, sensações e emoções por meio de palavras. Daqui alguns anos, ao reler o que escreveu, você vai perceber o quanto mudou, amadureceu e sobreviveu.
Playlist mensal
Certamente, você tem aquela música que você escuta e automaticamente te teletransporta para uma época passada da sua vida, um momento, ou uma pessoa. A música tem esse poder de documentar também. Criar uma playlist para cada mês pode ser um jeito legal de depois revisitar o que estava vivendo e sentindo em diferentes momentos.
Canal afetivo
A criadora de conteúdo Ana Fávero contou no TikTok que ela achou uma forma diferente de documentar seus meses em vídeos curtos no YouTube. A ideia não é ser nada ensaiado ou trabalhoso, são registros do dia a dia, que, no fim do mês, são compilados em poucos minutos, trazendo a vibe do que ela estava vivendo.
@anafavs fazer um vídeo por mês trás memórias que muitas vezes eu perderia e hoje guardo com muito carinho 🤏🏼 sinto as vezes que minha vida é um filme
Legal, né? Mas lembre-se: nem tudo precisa virar conteúdo, tá? Só se você quiser! Às vezes, a foto é só para lembrar de quem você era naquele dia ou de um momento que fez sentido só para você. Documentar a vida não precisa passar pelo algoritmo.
+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
Quanto custa e onde comprar ingressos para o Lollapalooza Brasil 2026?





