6 exercícios que vão te ajudar a planejar cada área da sua vida em 2025
Estas atividades propõem que você revisite 2024 para entender o que você precisa aprimorar neste novo ano

stamos em janeiro e há um ano inteiro pela frente, completamente novo e com possibilidades inéditas para você construir o que quiser. Mas, antes disso, talvez seja importante voltar para 2024 por um momento. Conversamos com a psicóloga especialista em adolescentes Lilian Vendrame e ela nos mostrou como, antes de elaborar qualquer meta para o novo ano, é importante entender o que você aprendeu do ano anterior e onde precisa se dedicar mais.
A roda da vida é um ótimo meio para fazer esse exercício. Ela separa nossa vida em quatro esferas: pessoal, qualidade de vida, relacionamento e profissional. Dentro de cada etapa, há um segmento da sua vida, como relação e profissão, equilíbrio emocional e vida social.
Esta divisão pode facilitar a tarefa de olhar para cada área e entender onde não houve tanto desenvolvimento em 2024 e que pode ser mais trabalhado em 2025. Será que suas amizades precisam de mais atenção? Ou você precisa cuidar mais da sua saúde financeira?
As respostas para essas questões são o que vão guiar as metas de 2025. A psicóloga também acredita que algumas recapitulações do ano anterior, mais simples, são muito importantes para começar o novo ano mais confiante e conectado consigo mesmo.
As tarefas são bem simples e Vendrame lista mais 5 exercícios, que devem ser escritos em papel com lápis – sem bloco de notas do celular! – para você refletir sobre o ano que passou e se preparar para 2025!
1. Escrever duas coisas legais que aconteceram em 2024 e duas coisas legais que eu quero para 2025;
2. Anotar a música que te marcou em 2024, porquê ela, o quê daquela música você quer levar para 2025 e o que eu quero deixar;
3. Escrever em um papel o que você deseja para o futuro e o que não quer mais – o que não quiser mais, pode rasgar;
4. Anotar qual foi a série que mais te marcou, porquê ela, o que quer leva dessa série e o que você quer deixar;
5. Anotar duas coisas que você gosta em você, a música da sua vida e seu último desejo.
O objetivo é que sejam atividades simples, que não gastem muito tempo e que te levem a pensar sobre seu 2024, sobre este próximo ano, o que você gosta, o que quer levar e o que não quer. Acredite, pode fazer diferença na forma que você olha para o próximo ano e até, na esperança de Vendrame, reacender a conexão com mundo físico, fora o virtual.
“Acho que [estas atividades] são bem práticas e muito legais, eu gosto de fazer com meus pacientes e de incentivar o ato de recortar, de dobrar, de pegar no papel, tem que pegar no papel, tem que escrever, algo que eles não estão tão conectados e que é muito importante“, afirma.
Bora se preparar para fazer estas atividades logo?