7 passos para se tornar um leitor mais fiel e crítico em 2026
Para comemorar o Dia do Leitor, nesta quarta-feira (7), separamos algumas dicas para você ler mais (e melhor) neste ano
ocê colocou “ler mais” como uma das suas metas para 2026, mas não sabe direito como implementar esse hábito de uma maneira eficente na sua rotina? Não se preocupe, algumas dicas simples podem te fazer não apenas ser mais fiel a suas leituras, como também se tornar um(a) leitor(a) mais crítico e afiado.
Para isso, você vai precisar seguir alguns passos:
1. Encontrar temas que realmente façam sentido para você
É muito comum pensar no julgamento alheio ao invés de curtir a leitura, mas vale lembrar que não existe essa de “leitura certa” ou “leitura errada”, tá? Além disso, quando você escolhe um gênero e um tema que, de fato, se conecta com você de verdade, fica muito mais fácil criar o hábito de ler e manter ele também.
2. Crie um ritual de leitura
Nós já demos a letra aqui na CAPRICHO: para ler mais, você precisa facilitar sua própria vida. Então, pode ser antes de dormir, no ônibus ou no intervalo da escola. Defina esses momentos (mesmo que sejam curtos) e ande sempre com seu livro, seja ele físico ou digital, pertinho de você. Isso vai ajudar a leitura a virar parte da rotina!
3. Deixar a pressa de lado
É legal querer aumentar a quantidade de livros lidos, mas lembre-se: não é uma corrida. Aqui a curiosidade vale mais que a velocidade. Não tenha receio de pausar, reler trechos se for preciso e tirar um tempo para refletir sobre o que foi lido.
+ Leitura dinâmica é uma boa ideia mesmo?
4. Fazer anotações
Para muitas pessoas, grifar, escrever frases ou criar mapas mentais sobre a leitura ajuda a organizar ideias e entender melhor o que leu. Encontre a forma que mais te agrada e registre suas ideias, dúvidas e inquietações.
5. Questionar o que está escrito
Nem tudo que você lê deve ser visto como verdade absoluta. Não tenha medo de questionar quem escreveu, o que a pessoa quis dizer ou quais referências ela usou para criar o texto. Para ler criticamente, também é interessante comparar fontes e ideias, lendo conteúdos variados. Isso vai ampliar sua visão de mundo e te ajudar a perceber quando um assunto é tratado de formas diferentes – ou até contraditórias. Entrar em contato com outras realidades, opiniões e experiências fortalece o senso crítico e a empatia.
6. Conversar sobre o que você leu
Trocar impressões faz a leitura continuar mesmo depois do ponto final. Você pode convidar seus amigos mais próximos a criarem um clube do livro, ou faça parte de algum já disponível nas redes.
7. Seguir autores, colunistas e booktoks que você gosta
Você pode aproveitar o poder das redes sociais para fortalecer a relação com os livros e com quem entende deles. Dica extra: criadores de conteúdo literário ou páginas de livros nas redes costumam ter clubes interessantes e que podem te ajudar a se empolgar mais com a leitura.
+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.





