
8 vivências para ter no terceirão e guardar boas lembranças
Existem algumas atividades que são espécies de ritos de passagem importantes para celebrar esse fechamento de ciclo
terceirão é um período múltiplo de sentimentos, é com ele que você se despede de uma parte muito importante da sua vida, então não deixe ela passar sem perceber, tá? Por mais que você precise estudar para o vestibular e cumprir com suas responsabilidades, claro, é importante viver essa fase, vivenciar os ritos de passagem e construir memórias.
Tudo isso vai fazer com que seja mais fácil de encerrar o ciclo e seguir em frente com o coração preenchido de lembranças e sentimentos bons. Para ajudar nesse processo, te apresentamos 8 vivências para fechar terceirão com chave de ouro. Anota aí as dicas!
1. Preparar dias temáticos
Um clássico! Dias temáticos, os famosos “trotes” do terceirão, são uma ótima maneira de aliviar a tensão em ano de vestibular e também de criar muitas recordações especiais com os colegas de sala. Vocês podem definir junto com os professores e coordenação um dia no mês, por exemplo, para irem vestidos de uma forma diferente e divertida. Para a criatividade, o céu é o limite, viu? Um dia todos devem ir fantasiado de algo que tenha a mesma inicial do nome, ou representarem alguma coisa que só existe no Brasil, por exemplo. Neste outro texto aqui, te contamos mais ideias de dias temáticos do terceirão para fazer com sua sala.
@_oterceirao pov: coisas que só tem no Brasill🇧🇷 turma 3º 01 #terceirao2023📚 #coisasquesotemnobr #3rao #seujorge #brasil
2. Criar um perfil da turma nas redes sociais
Que tal compartilhar com outros jovens tudo que está rolando no último ano de vocês? Perfis de turmas de terceirão estão bombando no TikTok e pode ser algo bem divertido para criar conteúdo. Nesses perfis, a galera tem compartilhado brincadeiras dentro da sala de aula, ideias de trote, de gincana e até mesmo projetos para angariar fundos para a formatura. Legal, não é?
@terceiraosophoss Sala nunca esteve tão cheia igual nessa recuperação. 😻
3. Montar uma caixa de lembranças
Talvez você já tenha visto essa ideia em algum filme, em que os amigos do ensino médio se encontram muitos anos depois para abrir a caixa de lembranças. Mas você pode fazer com seus amigos também: é só separar uma caixa, e nela, cada um vai colocar um item especial que represente essa época. Vocês podem esconder ou enterrar essa caixa em um lugar seguro e combinar uma data futura daqui alguns anos (5 ou 10 anos, por exemplo) para vocês abrirem junto a caixa e relembrar tudo que vocês viveram.
4. Escrever uma carta para você do futuro
Esta atividade parte do mesmo pressuposto da dica anterior: fazer algo hoje para revisitar no futuro e matar a saudade. Mas, nesse caso, a ideia é escrever uma carta para o seu “eu do futuro”. Nela, você pode contar o que está sentindo no momento, quais são seus sonhos e expectativas no momento, o que você gostaria de perguntar para você mesmo no futuro. Já pensou como vai ser legal ler tudo isso e comparar sua mentalidade da época com a de alguns anos depois?
5. Assinar camisetas da escola
Este é outro clássico. O uniforme, que te acompanhou por tantos anos, pode se tornar um bela lembrança. Quando estiver chegando no fim do ano, vocês podem separar uma camiseta da escola e pedir para que os amigos deixem recados nela com uma caneta de tecido. Os sentimentos vão ficar eternizados ali por meio das palavras.
6. Fazer um livro de colagens
Fazer colagem está super em alta e pode ser uma linda forma de registrar momentos, sentimentos e sonhos nesta fase tão importante e que representa o fim de um ciclo. Além do resultado ficar lindo, isso pode se tornar um hobby interessante para os seus momentos de lazer e nas pausas do estudo. Fica a dica!
7. Convidar a turma para fazer um trabalho voluntário
O seu último ano na escola pode ficar marcado por boa ações que você e seus amigos fizeram. Existem diversas formas de voluntariado e vocês podem encontrar o que faz mais sentido para vocês. Além de contribuir para causas significativas, pode ainda ajudar a desenvolver novas habilidades pessoais e profissionais e fazer conexões.
8. Organizar festas e acampamentos
Não dá para se esquecer da diversão, né? É, sim, muito importante guardar registros físicos, mas nada substitui a alegria de saber que você viveu experiências incríveis ao lado de quem você gosta. Ter um momento para dançar, cantar, pular e extravasar vai ser incrível, por isso não deixe de curtir esses momentos, combinado?