Camisinha e outros ‘aliados’ que te ajudam a se proteger no sexo
O influenciador Lucas Raniel reforça que a camisinha é fundamental, mas não é a única forma de prevenção que existe

No SOS Sexo de hoje, o influenciador digital Lucas Raniel tem um recado importante para todos os jovens que já iniciaram a vida sexual: “seja camisinha interna ou externa, o lance é sempre ter uma por perto. O preservativo não só evita a gravidez não planejada como também previne ISTs como a clamídia, gonorreia e sífilis e também o HIV”.
Lucas vive com HIV desde 2013 e usa suas redes sociais para compartilhar suas vivências, derrubar preconceitos e conscientizar seus seguidores sobre saúde e autocuidado. Em vídeo aos leitores da CAPRICHO, ele lembra que a camisinha é só uma das diversas ferramentas de prevenção que existem.
“Procurem saber mais sobre PrEP e PEP, que são as ferramentas medicamentosas para prevenir o vírus do HIV na pré e na pós exposição de risco e lembrem-se de sempre manter a testagem para ISTs e para o HIV em dia. O ideal é de seis em seis meses”, diz
E, caso algum desses exames dê reagente para alguma IST ou para o HIV, como aconteceu com Lucas, ele aconselha: “mantenha a calma, não se desespere e nem se culpe. Hoje em dia o tratamento é fornecido totalmente gratuito pelo SUS e você pode se tornar indetectável, que tem zero risco de transmissão, assim como eu”.
Neste dezembro vermelho, mês da conscientização do HIV e AIDS, Lucas reforça a importância de ser consciente da própria saúde sexual e escolher um método de prevenção, além de manter a rotina de testagem.
Lucas contou mais sobre sua história e trabalho na internet em reportagem para a edição de dezembro da CAPRICHO. O texto abordou a relação da nossa galera com a camisinha e novas formas de prevenção. A versão impressa já está nas bancas e a digital você encontra no GoRead.
Tem alguma dúvida sobre sexo? Mande para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!