A ironia por trás dos memes ‘brain rot’ que a nossa galera adora

Criados completamente por Inteligência Artificial, esses conteúdos têm sido usados pela nossa galera para ironizar e "fugir" da realidade

Por Mavi Faria 18 jun 2025, 17h00
S

e você usou o TikTok nas últimas semanas, deve ter se deparado com os memes italianos apelidados de ‘Brain rot’. Caso o nome não seja familiar, o vídeo ou o áudio da música “ballerna cappucina mimimi” deve ter se infiltrado na sua página.

Os memes começaram a circular nas redes sociais há algum tempo e conquistaram fãs ao redor do mundo, que nem sempre entendem o significado do seu nome ou de seus personagens. Cada meme é, na verdade, um personagem diferente criado 100% por Inteligência Artificial, que é responsável pelo desenho, pela voz e pelo sotaque em italiano das músicas.

E não para por aí. Cada personagem também não é uma simples ideia criativa. Todos eles são feitos a partir da união de dois objetos que não têm relação alguma e que dão origem a um personagem bizarro, como a bailarina com cabeça de xícara de cappucino, o avião com cabeça de jacaré ou a capivara com corpo de coco.

@topukcrp523

OG Italian brainrot main characters introduction animated #tralalerotralala #tungtungtungsahur #frullifrulla #bonecaambalabu #italianbrainrot #crocodilobombardilo

♬ original sound – lisai235

Continua após a publicidade

E o que o termo ‘brain rot’ tem a ver com isso?

A expressão ‘brain rot’ foi designada pelo Dicionário de Oxford como a palavra do ano de 2024 e significa, em português, ‘podridão cerebral’ ou ‘cérebro podre’.  A expressão designa “a deterioração da mente de uma pessoa ou do estado de seu intelecto”, explica o anúncio oficial. Ela é causado por processos causados pelo consumo excessivo de material, em especial online, trivial, superficial e que não seja desafiante – ou seja, que não estimule a mente.

Os memes ‘brain rot’ são uma forma de ironizar o termo e a podridão cerebral tão comum entre a nossa galera atualmente. É justamente no TikTok, com tantos conteúdos consumidos em velocidade tão acelerada que os memes mais fizeram sucesso, mostrando como o absurdo dessas junções de objetos e de jingles para cada personagem pode ser o extremo do ‘brain rot’.

Esse tipo de conteúdo superficial que leva ao ‘brain rot’ consegue desligar a mente e relaxar, justamente por não ser um conteúdo desafiador ou que precise prestar atenção. O tubarão com tênis Nike, por exemplo, o Tralalero Tralala, foi o primeiro personagem criado e, embora a conta que o públicou pela primeira vez tenha sido excluída, ele ainda é um dos personagens que mais faz sucesso.

Continua após a publicidade

Aqui no Brasil, a fama dos memes é tanta que alguns perfis famosos criaram os seus próprios personagens, como o Flamengo com o ‘Urubuni Flamenguini’.

@flamengo

Urubini Flamenguini 🤣🤣🤣 #VamosFlamengo #Flamengo #fyp #tiktokesportes

♬ som original – Flamengo

Agora, você pode estar se perguntando: Se o ‘brain rot’ é tão maléfico e esses memes induzem essa expressão enquanto a ironizam, porque a galera continua assistindo esses vídeos e se deixando levar com o ‘brain rot’? Uma pesquisa da revista Psyche mostrou que no cenário de incertezas, guerras, ansiedades e insegurança, a Geração Z quer e precisa de um escape da realidade, e é aqui que os conteúdos superficiais à lá ‘brain rot’ tomam conta.

Continua após a publicidade

E você, já tinha ouvido falar dessa expressão?

Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade