Amizade de baixa manutenção realmente é verdadeira?

Esse tipo de relação tem causado polêmica nas redes ao dividir a opinião da galera

Por Mavi Faria Atualizado em 29 out 2024, 16h00 - Publicado em 6 abr 2024, 13h00
A

expressão ‘amizade de baixa manutenção’ viralizou nas redes, principalmente no X (antigo Twitter), nas últimas semanas e causou polêmica entre os usuários. Basicamente, ela nomeia aquele tipo de amizade em que não há contato diário ou com muita frequência, que os encontros acontecem mais esporadicamente e não demanda tanta atenção.

Uma parcela da galera defende que a amizade de baixa manutenção é um tipo cada vez mais presente e natural, levando em considerações as obrigações da vida profissional, amorosa e familiar. Eles afirmam que amigos que conversam o dia todo e têm um contato frequente são mais comuns na adolescência, mas que, na vida adulta, seria impossível manter uma relação assim.

E não é difícil imaginar o porquê. Além de todas as obrigações, ainda tem a pressão de ser um jovem adulto, decidir o que quer fazer da vida e lidar com tantas emoções sobre tantas coisas. As amizades, com isso, se tornam de baixa manutenção, mas de forma alguma perdem a importância na vida deles. Com esse título, elas se afastam de ser mais um dos fardos e passa a ser um contato tranquilo e leve em meio ao caos da vida adulta.

Por outro lado, o que não faltam são opiniões discordando desses argumentos. Para outra parte da galera, o termo amizade de baixa manutenção é uma desculpa para manter amigos que você não faz questão de ter proximidade e intimidade. Embora concordem que, a medida que a vida adulta se aproxima, o tempo parece começar a correr contra, a lei que rege as coisas continua sendo a do “quem quer se esforça para conseguir”.

Ou seja, se você quisesse ser mais próximo e íntimo da pessoa, você conseguiria desde que se dedicasse para isso. A ‘baixa manutenção’ para essas pessoas pode ser traduzida como ‘falta de dedicação ou interesse’ com o outro. Mas será que tudo é tão preto no branco assim?

Baixa manutenção ou só uma amizade não tão íntima?

Antes de pensar na amizade de baixa manutenção especificamente, é importante lembrar que existem diferentes tipos de amizade e eles são completamente normais. Há aqueles amigos em quem confiamos mais, desabafamos nossos sonhos, segredos e medos. Também existem os amigos que, por mais que gostamos muito deles, não temos uma conexão ou intimidade tão profunda, pelo menos por enquanto.

Continua após a publicidade

Ainda há o tipo de amigo/colega: você gosta muito da companhia dele e vai ser o escolhido para qualquer rolê, mas dificilmente vão levar a amizade para um nível mais íntimo.

Estes três tipos são naturais e temos exemplos assim nos nossos ciclos de amizade. A grande questão sobre amizades de baixa manutenção é se elas fazem sentido para quem está envolvido. Vamos supor que você tenha um amigo e que vocês conversem de vez em quando e tenham encontros com baixa frequência. Se isso isso acontece de forma natural para ambos e não há incômodo de nenhuma parte, tudo certo.

Agora, se é uma situação em que um dos amigos sente que está sendo negligenciado pelo outro, então a baixa manutenção é um problema, e não a forma que vocês se relacionam.

Não é raro situações onde amigos ficam sem se falar por muito tempo e em determinado momento um dos dois cobra o outro pela falta de contato. Se a disposição não partiu de ninguém, então não há um culpado. Por isso, a baixa manutenção só faz sentido se for algo natural para os dois lados e se houver compreensão sobre a falta de contato do outro.

Além disso, a forma com que cada um vai levar a ‘baixa manutenção’ depende de muitos fatores: para algumas pessoas, ‘baixa manutenção’ pode significar se ver uma vez na semana, para outras, uma vez no mês ou até no ano. A forma que cada um entende isso e compreende dentro da relação é muito única.

Continua após a publicidade

Baixa manutenção não é sinônimo de falta de interesse

Pelo menos não necessariamente! Existem casos para tudo, mas não há uma relação estritamente direta entre uma amizade de baixa manutenção e a falta de interesse do outro lado. É sempre importante lembrar que toda relação precisa de esforço, mas na medida do que você pode entregar. Amizades não são para exigirem ou pressionarem e o outro e se você se sente dessa forma é porque alguma coisa não está funcionando.

A forma com que levamos a vida nos dias de hoje já exigem tanto e nos deixam tão cansados que encontrar um amigo precisa ser um momento de distração e de felicidade em meio ao caos, não uma obrigação que você precisa cumprir só para provar para si mesmo ou para o outro de que é uma pessoa presente.

A amizade é sobre ser compreensível e entender o momento de vida e as limitações do amigo. Se neste momento ele não consegue estar presente, é muito mais importante você pensar no que pode fazer por ele do que cobrar alguma presença. Caso o sumiço seja por falta de querer estar por perto, então talvez seja o momento de repensar a relação.

Entretanto, essa é apenas uma forma de enxergar amizades e como lidar com elas. Cada um, dentro da sua relação, precisa entender o que funciona para vocês, mas tente se lembrar de que aquele amigo sumido não necessariamente não gosta de você ou quer se afastar, às vezes ele só está tentando dar conta da vida.

Nas redes, as opiniões são diversas assim como as experiências de cada um. Selecionamos alguns usuários que expuseram o que acham sobre, confira!

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

E você, o que acha de amizade de baixa manutenção?

Publicidade