Ariana Grande revela já ter sofrido com TOC na adolescência; entenda

Para o Podcrashed, cantora relevou ter tido Transtorno Obsessivo Compulsivo e um ritual inusitado que precisava praticar para aliviar os sintomas

Por Mavi Faria Atualizado em 29 out 2024, 15h41 - Publicado em 17 jun 2024, 17h02
N

a última semana, foi lançada a primeira parte da entrevista concedida por Ariana Grande ao podcast Podcrushed, apresentado por Penn Badgley, que também estrelou o videoclipe de ‘the boy is mine’, Nava Kavelin e Sophie Ansari.

No programa, a cantora comentou sobre sua carreira na música, nas telas, sobre infância, adolescência e compartilhou que, por um período, sofreu com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e alguns rituais decorrentes da doença.

Questionada sobre um momento vergonhoso da juventude, Ariana se lembrou de quando se sentia impelida a perpetuar os rituais característicos da doença e como a fizeram sofrer. Mesmo sem a definição exata de quando ela teve TOC e quanto tempo durou, ficou evidente o quanto a cantora comentou sobre esse período de forma leve e bem-humorada.

Continua após a publicidade

“Eu tive um TOC muito ruim, eu ficava contando, tinha rituais muito específicos em que eu, por exemplo, tinha que ficar no chuveiro por um certo período de tempo que desse para cantar Defy Gravity (canção original de Wicked cantada por Idina Menzel e Kristin Chenoweth) três vezes enquanto tomava banho, e era assim que eu sabia que tinha tomado banho o suficiente”, explicou a cantora.

Essa não é a primeira vez que cantora comente sobre sua saúde mental mental e já havia compartilhado como sofreu, por muitos anos, com ansiedade, depressão e, após o atentado em Manchester, na Inglaterra, durante seu show em 2017, que levou 20 pessoas a óbito, Estresse Pós-Traumático.

Continua após a publicidade

No caso do TOC, ele é é um transtorno mental caracterizado pela presença de obsessões e/ou de compulsões. As obsessões são os pensamentos, impulsos ou imagens intrusivas que invadem a consciência do indivíduo e causam ansiedade, estresse, medo e culpa, segundo a cartilha sobre Transtorno Obsessivo Compulsivo realizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal.

Estes pensamentos tendem a levar a pessoa com TOC a executar rituais ou compulsões, como atos físicos ou mentais, em uma tentativa de afastar a ameaça que o transtorno acredita existir e diminuir a ansiedade, como o ritual onde Ariana precisava cantar especificamente Defy Gravity três vezes seguidas para saber se tomou banho o suficiente.

O ritual pode parecer cômico, em especial agora que ela estrela Wicked ao lado de Cynthia Erivo, mas os rituais causam muito sofrimento justamente porque a pessoa não consegue sair deles ou deixar de cumpri-los. Além disso, os principais sintomas do TOC são medo, culpa, dúvidas e preocupações excessivas, pensamentos intrusivos e mente acelerada, além da ansiedade, doença que a cantora já lutava contra.

Por aqui, ficamos felizes que Ari esteja falando sobre a questão de forma tão tranquila e esperamos que ela fique bem <3

Publicidade