Blog da Galera: 3 canais no YouTube que promovem discursos importantes
Aniké Pellegrini, da Galera CH, listou algumas dicas de youtubers que ajudam muito na desconstrução!
Oi, gente! Aqui é a Aniké Pellegrini e vim falar sobre um assunto que aconteceu há algum tempo, mas que é impossível passar batido no Blog da Galera: o discurso racista do Cocielo. Como muitos já argumentaram e comprovaram que ele foi racista e que esse tipo de pensamento dele não é de agora, eu trouxe uma lista de canais que são quase aulas de sociologia e que vão te dar uma visão de mundo diferente, para não cometer o mesmo erro dele.
Como vimos muitas vezes, os usuários da internet: 1) filtram o tempo todo o que está sendo dito nas redes sociais, atentos aos discursos racistas, homofóbicos, machistas, xenofóbicos e preconceituosos de forma geral; 2) têm enorme poder de influência sobre a vida pessoal de figuras públicas, tanto que Cocielo perdeu contratos importantes na época da polêmica, mas não pense que não pode te atingir também; 3) agem rápido, graças a velocidade de nossas tecnologias, podendo fazer casos viralizarem em questão de minutos.
Mas, para nossa alegria, os youtubers a seguir apresentam os pontos de vista defendidos na internet com vídeos que ensinam a ~não ser um canalha~ e filtrar informações, analisá-las antes de defendê-las e publicá-las. Então, segue essas dicas e manda para os amigos de ideias tortas para eles fazerem um curso intensivo. Combinado?
1. Spartakus Santiago
Neste canal, os vídeos são mais voltados para a questão racial e tem como slogan “Descomplicando textões”, o que faz jus ao nome do canal, já que Spartakus usa uma linguagem direta, próxima e didática. Tem respostas a casos de racismo, análise de músicas, clipes, séries e filmes, além de protagonismo e muita representatividade.
2. Jout Jout
Quem não conhece a Jout que atire a primeira… Aliás, que veja o primeiro vídeo! Canal bem conhecido por abordar os mais variados temas, também possui excelentes ensinamentos sobre o feminismo, igualdade de gênero, tolerância, liberdade e respeito, de forma clara e descontraída, além de hits maravilhosos. Vale ressaltar suas análises de músicas e seus convidados maravilhosos também!
3. Canal das Bee
“Uma abelha só não produz mel” é o slogan que melhor representa esse canal! Nele, questões tanto raciais quanto de gênero são ensinadas, explicadas, exemplificadas e descomplicadas para que todos entendam, além dos famigerados tabus desmascarados.
Beijos,
@keke_bp