Blog da Galera: 5 motivos para você fazer trabalho voluntário na juventude

A Isa, da Galera CH, contou sua experiência transformadora de ser voluntária em um projeto com outros jovens

Por BLOG DA GALERA Atualizado em 29 out 2024, 16h10 - Publicado em 22 fev 2024, 15h32
topo Isabella Harumi
Barbara Marcantonio/CAPRICHO

Oi, galera! Eu tenho uma dica incrível para você que quer fazer algo produtivo no tempo livre: TRABALHO VOLUNTÁRIO! Neste texto, vou te contar cinco motivos para se engajar e descobrir comunidades incríveis.

Mas, antes, quero compartilhar um pouquinho da minha experiência que começou lá em 2020, durante a pandemia. Estávamos todos trancados em casa e, para não enlouquecer, decidi procurar algo para fazer online. Foi aí que descobri o mundo do voluntariado. Existem muitos projetos sociais criados e administrados por jovens que são surpreendentes em termos de impacto e abrangem diversos tópicos. Um exemplo inspirador é o Tocando Em Frente, do qual eu tenho a honra de participar há 3 anos.

O Tocando Em Frente (@tocandoemfrenteorg) é uma organização educacional sem fins lucrativos que busca levar inspiração e oportunidades extracurriculares – de artes e jornalismo até programação e robótica – para alunos do interior de todo o Brasil. A equipe é formada por jovens entre 13 e 23 anos, divididos em times que mantêm o projeto funcionando, desde operações até os diretores regionais que visitam as escolas pessoalmente. Os processos seletivos são abertos durante o ano, então já segue lá para acompanhar as próximas novidades!

Dito isso, vamos aos motivos para fazer voluntariado:

Continua após a publicidade

Contribuir para causas significativas

Ao se voluntariar, você tem a oportunidade única de contribuir para uma causa que realmente importa para você. Seja trabalhando em projetos sociais, ajudando em abrigos de animais, ou participando de ações ambientais, o ato de dedicar seu tempo a uma causa significativa proporciona um senso de propósito e realização.

Desenvolver novas habilidades

O voluntariado é um terreno fértil para o desenvolvimento pessoal e profissional. Ao se envolver em diferentes atividades, você adquire habilidades práticas, como trabalho em equipe, liderança e comunicação. Eu mesma comecei produzindo artes para comunicação nas redes sociais e cheguei a liderar o time de marketing do projeto! Além disso, já dirigi um curta metragem do Tocando Em Frente que foi premiado internacionalmente por dois festivais – eu nunca tinha sonhado em dirigir um mini-filme! Além disso, você tem a oportunidade de aprender sobre questões sociais, ambientais e de saúde que podem expandir seu conhecimento de mundo.

Fazer conexões

O voluntariado é um universo para construir conexões autênticas com pessoas de diversas origens e com objetivos diversos. Trabalhar lado a lado com voluntários de todos os cantos do Brasil cria laços baseados em interesses comuns. Essas relações enriquecedoras podem se transformar em amizades duradouras e abrir portas para novas oportunidades. No Tocando Em Frente, por exemplo, temos vários eventos online de interação dos times e tenho amigos incríveis que conheci trabalhando juntos!

Continua após a publicidade

Impacto pessoal e do projeto

Inúmeras pesquisas destacam os benefícios do voluntariado para a saúde mental. A sensação de fazer o bem e contribuir para o bem-estar da comunidade pode reduzir o estresse, combater a depressão e proporcionar uma sensação geral de felicidade e satisfação. O voluntariado oferece uma perspectiva mais ampla da vida, nos afastando muitas vezes das preocupações cotidianas.

Então, que tal embarcar nessa jornada de voluntariado? Descubra como fazer a diferença e transformar o seu tempo livre em uma experiência significativa. Se interessou pelo Tocando Em Frente? Dê uma olhada no perfil deles e descubra como você pode se envolver. Vamos juntos tornar esse período especial e impactante para todos! 🌟✨

Publicidade