Blog da Galera: a representatividade de música de Jasmine no filme Aladdin

Júlia Uchôa, da Galera CH, reflete sobre a representatividade da música tema da princesa no live-action de Aladdin <3

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2024, 01h54 - Publicado em 10 jun 2019, 17h43

Oi, gente! Tudo bom? Aqui é a Julia Uchôa e estou aqui para falar que Speechless (ou Ninguém Me Cala, em português), música tema da Princesa Jasmine no live action de Aladdin, me deu tanto orgulho! Deu em vocês também? O filme, que estreou no dia 23 de maio, já trouxe um assunto superlegal para o enredo da produção de 2019: representatividade feminina de uma Princesa da Disney. Muitas das princesas nos traziam a ideia de submissão antigamente, de aceitação diante da figura masculina, trazendo a mulher como frágil e dependente de um homem para resgatá-la.

Reprodução/Divulgação

Além de aventureira e mulher de opinião formada, a Princesa Jasmine do live action nos mostra uma princesa que luta por seus ideais, como querer se tornar a sultana de Agrabah (coisa que nunca antes tinha sido feita, pois apenas homens poderiam ocupar a posição). Ela também entendeu que tinha, sim, capacidade de governar sozinha e que não aceitaria se casar com qualquer pessoa só por acordos políticos.

A música Ninguém Me Cala, cantada pela princesa, foi construída de forma muito inteligente e, mesmo que a canção tenha sido feita para aquela personagem em uma realidade totalmente diferente da nossa, consegue ser muito atual e servir para vários momentos de nossas vidas. Eu me emocionei e me senti representada por uma Jasmine empoderada. Se liguem nessa letra incrível, que pode ser contextualizada em tantas histórias de tantas mulheres. Ela se assemelha a história de muitas meninas que têm suas vozes caladas pelos preconceitos enraizados na nossa sociedade.

Continua após a publicidade

Chegou a hora do mundo mudar
Essa história é antiga
Uma princesa não deve falar
Não há o que eu não consiga
Não dá
Eu tenho que ser firme
E podem tentar
Eu não vou me silenciar
Ninguém me cala
Não fico mais quieta
E nada mais me afeta
Decidi, ninguém mais me cala (cala)
É a hora
Nada mais me abala
Ninguém me tira a fala
Eu cansei, ninguém mais me cala
Não adianta me prender
Eu não irei me entregar

Tenho muito pra viver
Eu vim ao mundo pra voar
O meu corpo grita
Nada me cala

Nem venha tentar
Que não me intimida
Eu cansei, ninguém mais me cala (cala)
E tem mais
Ainda que alguém me oprima
Mais ninguém me subestima
Eu cansei, ninguém mais me cala
Decidi que ninguém me cala (cala)

Continua após a publicidade

Além da versão em inglês, cantada por Naomi Scott, a música também ganhou uma versão em português e em espanhol (Callar), ambas cantadas pela atriz Isabela Souza, nova estrela do Disney Channel com a série adolescente Bia, que tem estreia marcada para esse ano.

Espero que tenham gostado da matéria e vamos todas juntas para o cinema viver essa história linda que é Aladdin. E como diria Jasmine: ninguém nos cala!

Beijos,
@juliauchoabraga

Publicidade