Blog da Galera: Indicamos 8 livros para você investir ano que vem

Alô produção, já pode fazer a lista de desejos para 2023?

Por Blog da Galera Atualizado em 30 out 2024, 15h14 - Publicado em 26 dez 2022, 15h16

Olá, pessoal! Hoje temos recomendações duplas por aqui! A Helena Serafin e a Mari Valim, integrantes da Galera Capricho, aproveitaram a reta final do ano e separaram uma lista de indicações de leituras que fizeram em 2022 e recomendam muito! Tá cheio de livros impecaveis, já prepare a sua Wishlist!

1. Daisy Jones & The Six

Helena: Eu sou apaixonada por histórias reais, mas apesar de paracer, Daisy Jones & The Six não é uma biografia real de uma banda dos anos 70. Se você faz parte da comunidade online literária, com toda certeza já ouviu falar de Taylor Jenkins Reid, autora desse e diversos outros livros famosos entre os internautas.

Sinopse: Todo mundo conhece Daisy Jones & The Six. Nos anos setenta, dominavam as paradas de sucesso, faziam shows para plateias lotadas e conquistavam milhões de fãs. Eram a voz de uma geração, e Daisy, a inspiração de toda garota descolada. Mas no dia 12 de julho de 1979, no último show da turnê Aurora, eles se separaram. E ninguém nunca soube por quê. Até agora.

Daisy Jones and The Six: Uma história de amor e música - Taylor Jenkins Reid

Daisy Jones and The Six: Uma história de amor e música

Se você está procurando aquele livro que tem um pouco de tudo pode ter certeza que esse é um achado! Tem romance (inimigos para amantes, inclusive), histórias de família, um bocado de confusão e algumas aventuras absurdas que a Daisy se mete. Os personagens são envolventes e relacionáveis, o que torna a experiência da leitura mais interessante.

Passando por casamentos, focando em abuso de substâncias (e reabilitação) e abordando o feminismo e movimentos sociais, a autora faz com que o livro não seja o que o leitor esperava, mas o que ele com certeza precisava ler. Um bônus: a Amazon Prime Video está para lançar uma série baseada na obra em 3 de março de 2023! Estão prometendo bastante, e acredito que vão entregar ainda mais. Que tal dar um check nessa leitura antes de assistir à produção? 

2. Amor(es) Verdadeiro(s)

Mari: Da mesma escritora do livro indicado pela Helena, e também de “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo”, esse livro tem uma pegada totalmente diferente, mas que vale a pena dar uma chance. É uma história de amor que te prende do começo ao fim e te faz ficar em dúvida sobre os sentimentos da protagonista, e até mesmo seus próprios sentimentos.

Continua após a publicidade

Sinopse: Emma Blair casou com seu namorado do colegial, Jesse, quando tinha vinte anos. Infelizmente, após um ano, o tradicional “felizes para sempre” virou uma tragédia. No dia do seu aniversário de casamento, Jesse sofreu um grave acidente, e a viúva Emma teve que voltar para sua cidade natal em uma tentativa de reconstruir a vida. Depois de anos de luto, ao reencontrar um velho amigo, Sam, ela descobre que é possível se apaixonar novamente, mas quando tudo parece estar se ajeitando, algo surpreendente é revelado e a vida de Emma vira um verdadeiro conflito. 

Amor(es) verdadeiro(s) - Taylor Jenkins Reid

livro Amor(es) verdadeiro(s)

 

É diferente de tudo que eu li, provavelmente o livro que mais me fez chorar e um dos meus preferidos da vida!

 

3. Sua Alteza Real

Helena: Um livro com representatividade LGBTQIA+ com princesas e príncipes, um colégio interno e personagens fofos? Esse mesmo! Sua Alteza Real é o segundo livro da série Royals, de Rachel Hawkins. Depois desse romance, me apaixonei pela Escócia e estou à espera de uma aventura regada a integrantes da família real e confusão, e acho que você também vai estar depois dessa leitura!

Sinopse: Millie Quint fica arrasada quando descobre que sua meio-que-melhor-amiga/meio-que-namorada tem beijado outra pessoa. De coração partido e pronta para uma mudança de vida, ela decide levar adiante o sonho de estudar em terras escocesas. Quando consegue uma bolsa em um dos colégios mais exclusivos do mundo, Millie mal consegue acreditar.  O único problema é sua colega de quarto, Flora, que age como uma princesinha mimada. Claro, ela é uma princesa de verdade. No começo, as duas não se suportam, mas, quando Millie se dá conta, ela tem outra meio-que-melhor-amiga/ meio-que-namorada. As chances de um “felizes para sempre” podem ser poucas, mas isso não significa que elas não existam… 

Continua após a publicidade

Sua Alteza Real (Royals 2) - Rachel Hawkins

Livro Sua Alteza Real (Royals 2)

Essa é uma leitura rápida e fofa, Millie é aquela personagem identificável: emocionada, nerd e meio atrapalhada. Flora, mesmo sendo uma princesa um tanto difícil de se lidar, é outra personagem que passa por situações não tão distantes das nossas vidas, principalmente quando o assunto é família e aceitação. Fora que os amigos da dupla são um bônus a parte, trazendo leveza e diversão para um livro que pode trazer assuntos sensíveis. Eu amo um livro “água com açúcar”!  

4. Acorda pra vida, Chloe Brown 

Mari: A história da Chloe é boa do começo ao fim, um livro que te cativa logo de cara, com personagens e um enredo diferente do que estamos acostumados, um clichê meio diferente, sabe?

Sinopse: Depois de quase ser atingida por um carro em alta velocidade, Chloe Brown se deu conta de que seu obituário seria um tanto entediante. Para reverter essa situação, ela decide montar uma lista de atividades necessárias para finalmente “acordar para a vida”. Para sua sorte, Chloe encontra alguém que — mesmo a contragosto — pode ajudá-la na missão de mudar seu estilo de vida, Red Morgan, seu vizinho motoqueiro e  misterioso. 

Acorda pra vida, Chloe Brown - Talia Hibbert

Capa de Acorda pra vida, Chloe Brown com ilustração de um casal e um pet; o título está em rosa na parte superior esquerda em um fundo azul

Continua após a publicidade

É um livro tranquilo, mas com muitas mensagens bonitas a serem passadas, recomendo sempre que posso e ele com certeza não pode ficar de fora da lista.

5. Eu Beijei Shara Wheeler

Helena: Famosa por “Vermelho, Branco e Sangue Azul”, Casey Mcquiston lançou um dos meus livros favoritos esse ano, trazendo debates sobre a obra para a comunidade literária. Este livro fala muito sobre amor, seja ele entre familiares, amigos ou amantes, trazendo representatividade e histórias sobre autodescoberta. Não são só os protagonistas que tem vidas confusas e movimentadas, viu? Os outros personagens são essenciais também. 

Sinopse: Chloe Green está a um passo de terminar o ensino médio e deixar False Beach, a cidadezinha ultraconservadora onde vive, para trás. Mas, antes disso, ela tem um último objetivo a cumprir: ser eleita a melhor aluna do colégio e a oradora da turma. Seu único obstáculo? Shara Wheeler, a garota mais popular da cidade, que arranca suspiros por onde passa. Após o desaparecimento da rival, Chloe logo se vê em uma busca bastante inusitada: Shara espalhou vários cartões pela cidade, dando pistas sobre o seu paradeiro e revelando uma personalidade até então desconhecida.

Eu beijei Shara Wheeler - Casey Mcquiston

Capa do livro Eu beijei Shara Wheeler com ilustrações de duas meninas; uma delas é loira com cabelos longas e a outra tem cabelos castanhos curtos

Muitas pessoas criticaram a autora pelo plot apresentado na sinopse não ser o foco do livro todo, e acredito que elas tenham razão, mas melhor vocês lerem para tirarem suas conclusões, né? Casey é uma ótima autora, então as expectativas estavam altas para esse novo livro; como nunca tinha lido nada da autora, fui sem expectativas e me surpreendi. “Eu Beijei Shara Wheeler” me fez entender melhor vários aspectos de situações desconhecidas (e conhecidas) por mim, e tenho certeza que vai fazer o mesmo com você!

Continua após a publicidade

6. Os Dois Morrem no Final

Mari: Mais um romance que te faz repensar toda sua vida e todas as suas atitudes, bem esse sentimento de fim/começo de ano mesmo! O Matteo e o Rufus tem uma história linda, e um pouco diferente do resto, apesar das circunstâncias, nos apegamos a eles, a história, aos medos, e as realizações que eles fazem durante o livro.

Sinopse: No dia 5 de setembro, pouco depois da meia-noite, Mateo Torrez e Rufus Emeterio recebem uma ligação da Central da Morte. A notícia é devastadora: eles vão morrer naquele mesmo dia. Os dois não se conhecem, mas, por motivos diferentes, estão à procura de um amigo com quem compartilhar os últimos momentos, uma conexão verdadeira que ajude a diminuir um pouco a angústia e a solidão que sentem. Por sorte, existe um aplicativo para isso, e é graças a ele que Rufus e Mateo vão se encontrar para uma última grande aventura: viver uma vida inteira em um único dia.

Os dois morrem no final - Adam Silvera

livro os dois morrem no final

Este livro me fez pensar muito na efemeridade da vida, e sobre o quanto nós, principalmente jovens, devemos aproveitar. Toda essa reflexão que a gente sempre faz, sabe? É um dos meus livros preferidos da vida, sem dúvida!

7. A saga “Filhas de Margery”

Helena: Indico agora, não um, mas dois livros brasileiros! O primeiro, “Florence”, é uma espécie de releitura de Cinderela, enquanto o segundo, “Robin”, é bastante original. Como o título implica, a coleção acompanha as Filhas de Margery, mulheres que vivem em uma ilha escondida do resto do mundo onde só vivem mulheres em uma comunidade independente. Mais um exemplar de livro LGBT+ com princesas, a obra de Victoria Mendes é um ótimo começo para as leitoras com interesse em livros sáficos. 

Continua após a publicidade

Apoiar autores brasileiros é sempre bom, mas fica melhor ainda quando a obra é incrível. Mostrando que sexualidade não é só para plebeus, as reviravoltas de ambas histórias trazem coisas que nem o destino achava que iam acontecer.

Saga “Filhas de Margery” - Victoria Mendes

Livros Filhas de Margery

 

 

Ambos os livros são curtos, o que faz com que a leitura rápida seja um ponto forte aos leitores sem tanto tempo disponível. Me interessei pela primeira obra por ser uma releitura de um clássico, algo que vejo como uma evolução de livros que talvez estejam obsoletos. Florence vai além do sapatinho de cristal e do baile e entra no abuso familiar, no amor repentino e no destino, e o que esse combro traz consigo.  

8. Manual de Assassinato Para Boas Garotas

 

Mari e Helena: Saindo um pouquinho dos romances clichês, temos aqui uma indicação dupla de um suspense jovem de realmente tirar o fôlego. 

Sinopse: Todos em Little Kilton conhecem essa história. Andie Bell, a garota mais bonita e popular da escola, foi assassinada pelo namorado, Sal Singh, que se suicidou após o crime. Na época, não se falava em outra coisa. Cinco anos depois, Pip ainda vê as marcas que a tragédia deixou na cidade, desde as matérias tendenciosas da imprensa local até o ostracismo da família das vítimas.

Manual De Assassinato Para Boas Garotas - Holly Jackson

Livro Manual De Assassinato Para Boas Garotas

A história se passa em uma pequena cidade na Inglaterra e o livro conta até com um mapa, marcando os lugares relevantes para a construção da história, algo que me ajudou a visualizar os acontecidos. Super envolvente e meio macabro em certo ponto, Pip faz com que um projeto de conclusão de curso se torne a sua vida e a autora faz com que a história seja parte da vida do leitor também. Mostrando como adolescentes são complexos e profundos, um assassinato considerado resolvido ressurge das cinzas quando Pip tem convicção que uma pessoa tão boa não seria capaz de algo tão cruel.

Mari: A cada descoberta, e avanço da Pip na investigação, ficamos um pouquinho mais apreensivos, um livro daqueles que você termina em um dia porque precisa saber o final o mais rápido possível! Junto com a análise, Pip vai se descobrindo e descobrindo coisas da própria vida que fazem com que ela se desenvolva. Uma história que vale a pena estar na sua listinha de 2023, confia. 

Helena: Não quero dar spoilers, mas depois de concluir sua investigação, o segundo livro da saga também traz um novo mistério a ser resolvido. E um bônus; quem gosta de plot twist, vai ficar de queixo caído com as reviravoltas dessa história. Vamos dar uma chance a uma investigação amadora que abala as estruturas de todos que a conhecem? 

Esperamos que vocês gostem dessas leituras,

Beijos!!

@helena_scm e @marivalim_ 

Publicidade