Conheça o ‘Outubro Sóbrio’, movimento em prol da saúde que vem crescendo
A campanha para reduzir consumo de álcool, que começou na gringa, já se espalhou por aqui, principalmente entre os jovens
este mês de outubro acontece a campanha do Outubro Sóbrio. A ideia é motivar a galera a experimentar reduzir ou eliminar de vez o álcool da vida delas. Isso traz uma série de benefícios tanto para a saúde física como mental.
O ‘Sober October’ foi introduzido no Reino Unido, em 2013, pela instituição de caridade chamada ‘Macmillan Cancer Support’. O evento anual organizado por ela incentiva os participantes a se absterem de álcool durante todo o mês de outubro e arrecadar fundos para ajudar pessoas no combate ao câncer. A iniciativa cresceu e ganhou popularidade internacional como meio de autoaperfeiçoamento e crescimento pessoal.
O uso do álcool pode acarretar em consequências muito sérias de curto a longo prazo. A embriaguez, por si só, já pode ser bem prejudicial, uma vez que pode ser um gatilho para acidentes, quedas e brigas. Quando episódios isolados de ‘bebedeira’ se tornam em dependência, tudo fica ainda mais complicado. A pessoa vicia e não consegue mais tomar a bebida só de forma regular, e quando não ingere o álcool, sente tristeza e desprazer.
A longo prazo, o uso do álcool traz grandes complicações como explica reportagem do Jornal da USP, que entrevista o professor Moacyr Aizenstein, do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP).
O especialista destacou no artigo complicações causadas no fígado, especialmente a esteatose hepática — que seria o acúmulo de gordura no órgão — e, consequentemente, pode acarretar em cirrose, ou seja, insuficiência hepática. Assim como pode resultar em pancreatite crônica, miocardite alcoólica, úlcera, câncer no tubo gastrointestinal, entre outras sequelas.
Movimento ‘Sober Curios’
Diante dessas consequências e da preocupação maior da Geração Z com a saúde, jovens tem se afastado de bebidas alcoólicas e apostado em mocktails – drinks na versão zero álcool. Essa experiência incentivada no Outubro Sóbrio tem se tornado para muitos um estilo de vida – e isso é ótimo.
Essa tendência está refletida no Movimento ‘Sober Curios’, resultado do desejo da Geração Z e dos millennials (nascidos entre 1984 e 1995) de adotarem uma abordagem mais saudável em relação ao álcool.
Já discutimos aqui na CAPRICHO, por exemplo, que muitos jovens estão abandonando comemorações de aniversários em bares e baladas, regadas a bebidas, por uma celebração mais saudável em uma aula de funcional, no spinning, correndo uma maratona ou num brunch.
Um estudo, chamado Copo Meio Cheio feito pela consultoria de pesquisa Go Magenta, apontou que, aproximadamente, 30% dos jovens da Geração Z bebe menos para ter mais autocontrole, por medo da chamada “ressaca moral”. Já os millennials se preocupam mais com os efeitos da ressaca física.
Apesar desses avanços significativos, sabemos que o alcoolismo ainda é um problema a ser enfrentado – inclusive entre a nossa galera. Por isso, é importante aproveitar neste mês para discutir sobre a relação com o álcool e deixar claro que ninguém precisa de bebida para se divertir, ok?