‘Devo ir ao ginecologista antes da primeira vez? Como é a consulta?’

Tirar dúvidas sobre o próprio corpo e sobre métodos contraceptivos é um passo muito importante antes de perder a virgindade

Por Da Redação 10 out 2025, 18h26
I

nformação e conhecimento são a chave para se sentir mais segura na primeira vez. Já falamos por aqui da importância de conversar com os pais e pessoas de confiança sobre o tema, mas e a ajuda profissional? As meninas devem ir ao ginecologista antes de perder a virgindade? Mas como será essa consulta? O SOS Sexo da CAPRICHO esclarece!

Bom, a resposta é sim. Como é indicado visitar um ginecologista desde a menarca (primeira menstruação), é interessante também que você, leitora da CH que está pensando em começar sua vida sexual, busque um profissional para tirar dúvidas e entender qual método anticoncepcional é o mais indicado para você. 

“Não queremos deixar ninguém mega preocupado, espalhar a tocofobia, que é um medo excessivo e desproporcional de engravidar.
Mas sabemos que todo mundo que tem relação, mesmo que for só uma, corre o risco de engravidar sem querer. Então, o ideal é que, desde o primeiro dia, você já vá super segura para poder curtir e não se preocupar com engravidar sem querer durante a relação”, tranquiliza a ginecologista Juliana Teixeira.

A médica explica que, durante a consulta, o profissional vai mostrar todos os métodos contraceptivos que existem e, junto com a paciente, será escolhido aquele que faz mais sentido, pensando nos gostos, nos hábitos e até em valores financeiros. “Essa é uma consulta muito gostosa e muito leve, não é nenhum bicho de sete cabeças”, afirma.

Continua após a publicidade

Juliana ressalta que o importante é ser honesta e procurar um profissional que você tenha liberdade para tirar todas as suas dúvidas: “Inclusive aprender a usar o preservativo do jeito certo, perguntar aquela coisa que a gente não tem até vergonha de perguntar para as nossas amigas. A ginecologista é a pessoa certa para esclarecer todos esses pontos e você já ir super tranquila já para a primeira relação.”

Vale reforçar que, antes de transar, é essencial ter a confiança de que você está fazendo aquilo por você mesma e não motivada por pressões externas, ok? Neste outro texto aqui, trazemos algumas reflexões para você entender se realmente quer fazer sexo ou só não quer parecer atrasada.

Continua após a publicidade

Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade