Éramos novos demais para notar (e problematizar) essas coisas em Rebelde

5 momentos em que a "rebeldia" veio mascarada de bullying, relacionamento tóxico e transtorno alimentar

Por Bruna Nunes Atualizado em 29 out 2024, 18h52 - Publicado em 12 mar 2023, 10h01

Em 2004, estreava nas telinhas Rebelde, fenômeno mundial que ganhou reprise no Brasil em 2013. Se você cresceu durante essa fase, há grandes chances de ter assistido à novela e virado um(a) grande fã! Só que, naquela época, definitivamente, você era jovem demais para entender algumas coisas que hoje merecem nossa atenção.

1. A obsessão da Mia pela magreza

No primeiro episódio da novela, Mia aparece em frente ao espelho tendo um surto, porque apareceu uma “gordurinha” em sua barriga. Mesmo se tivesse alguma gordura ali, não seria problema, mas a barriga dela estava completamente chapada. A cena era para ser cômica, mas hoje percebemos que é problemática em vários níveis. Vale lembrar que a atriz Anahí, que interpretava a personagem, tinha um histórico pesado de bulimia. Bastante tenso.

@icons_rbd Até hoje eu fico procurando essa gordurinha que a Mia falou😂 – Rebelde Cenas 1ªT🎬 #foryou #rbd #rebelde #miacolucci #anahi #fyp #novela ♬ som original – Icons RBD

2. O relacionamento de Mia e Miguel

Todo mundo “shippava” esses dois – na época, o nome não era ”shipp” era “trauma” -, mas a relação dos dois era muito mais do que o clássico “do ódio ao amor”: Miguel era muito agressivo com Mia e chegava a ser abusivo em vários momentos, antes mesmo do namoro. Quem aí se lembra da cena em que ele ameaça jogar Mia de um penhasco? WTF?!

Continua após a publicidade

 

3. As brigas com contato físico

O Diego era muito agressivo com a Roberta no inicio da trama. Em uma cena, ele ameça afogá-la e ainda a machuca puxando seu cabelo. A romantização das relações abusivas era latente! (risos nervosos de fã)

4. A relação de alguns professores/inspetores com as alunas

Em mais  de uma vezos professores/inspetores tiveram um contato fora do comum com as alunas do colégio. Por exemplo, Estevan, um cara mais velho, vivia tentando conquistar e ficar com a Mia, uma adolescente do Ensino Médio.

Continua após a publicidade

Além disso, ainda teve o inspetor Gastão, que chegou a enforcá-la:

5. As “brincadeiras” da Roberta com a Celina

Roberta claramente fazia um bullying pesado com a Celina só porque a colega de escola era gorda. A personagem já sofria com isso no “dia a dia” e Roberta só piorava as coisas para ela – mas sempre rindo e se passando de “pessoa sincera”. Podemos perceber isso desde o primeiro episódio, quando Roberta coloca uma latinha vazia na blusa de celina, “porque ela era a coisa mais parecida com uma lata de lixo, redonda e verde” que tinha por ali. Até hoje essa cena é vista como icônica.

@icons_rbd A cena de Roberta e Mia se conhecendo é muito boa.😂🤣 Rebelde cenas 1T🎬 #foryou #rebelde #robertapardo #miacolucci #novelas #rebeldemexicano #edit #rbdforever ♬ som original – Icons RBD
Continua após a publicidade

@edits.rebelde_ a Roberta era tão cruel com a Celina na 1 temp 🙁 #rebelde #rebeldemexicano #editsrebeldee #vaiprafy #fy #edits #tiktok #viral @TikTok ♬ som original – 𝑟𝑒𝑏𝑒𝑙𝑑𝑒 ✽

Claro que isso tudo aconteceu nos anos 2000 – um período que muita gente perfere esquecer – e justifica falas e ações das personagens. Um retrato da época, né? Mas, pensando que o público-alvo da novela era, em sua maioria, crianças e adolescentes, tudo parece um pouco chocante demais… Mesmo para mim, que sou fã.

Publicidade