Este detalhe no live-action de Branca de Neve fez toda a diferença
Apesar das polêmicas, achamos muito importante esta mudança que a Disney fez no filme, que estreou na última quinta-feira (20)

live-action de Branca de Neve foi lançado na última quinta-feira (20), mas as polêmicas envolvendo mudanças feitas no filme não são recentes. Elas foram comentadas nas redes sociais como uma “atualização” da obra feita inicialmente em 1937, com o intuito de não descriminar ou compactuar com ideias ultrapassadas.
Uma delas seria a repaginação do romance entre Branca de Neve e o Príncipe Encantado. Na primeira versão, a jovem, com 14 anos, recebe um beijo do Príncipe ainda desacordada, sem haver o consentimento dela ou qualquer relação entre eles já estabelecida.
Enquanto uma galera acredita que mudar essa parte da história é desconfigurar e estragar o que já conhecemos, a CAPRICHO já assistiu ao filme e pode afirmar que a mudança feita é sútil e muito válida, além de não estragar nada na história — pode ser que você nem perceba o que aconteceu.
*Atenção, a partir deste ponto podemos comentar coisas do filme que podem ser considerados spoilers. Se você não quiser saber de nada, deixe para terminar a leitura após assistir.
No filme recente, existe uma construção gradual, iniciada logo em uma das primeiras cenas, do relacionamento entre Branca de Neve e o Príncipe — que nesta versão se chama Jonathan e é um rebelde que rouba para sobreviver, ou seja, nada de príncipe por aqui!
O casal vai se apaixonando cena após cena e o público consegue se conectar muito mais a eles, já que assistimos enquanto eles se conhecem, descobrem as diferenças entre um e o outro, lutam por si e, finalmente, reconhecem o amor mútuo.
Por isso que quando chegamos em um dos ápices da história, em que a Branca de Neve se encontra desacordada, torcemos pelo beijo do amor verdadeiro e acreditamos que é, realmente amor. Mas, não satisfeitos só com a construção do casal, esta nova versão do clássico da Disney também se assegurou em mostrar como, tanto Branca de Neve, quanto Jonathan, deram um ao outro o consentimento do beijo que a mocinha recebe desacordada.
Na música ‘Deve Ser Você’, em um dos últimos trechos, o casal protagoniza um dueto onde afirmam, um para o outro:
“Não quero deixar de sonhar / Mas caso o sonho se acabe / Me dê um beijo / Para acordar”
O consentimento é tão sútil que você pode nem ter percebido, em especial por ser dado entre eles no meio de uma música, mas o mais importante é: ele existe. Mesmo em um conto de fadas, não deveria ser normal uma adolescente ser beijada sem o seu consentimento, estando acordada ou não.
É por isso que o pedido de “me dê um beijo para acordar” é tão especial; consegue ser singelo, bonito e extremamente importante ou atual, além de um lembrete de como é importante deixarmos ou não um beijo – ou qualquer tipo de relação – acontecer.
E você, tinha percebido este detalhe em ‘Branca de Neve’?