Ex-Chiquititas fala da compulsão alimentar: ‘Espelho virou meu inimigo’
Giulia Garcia compartilhou sobre os desafios que enfrenta por conta da ansiedade e do transtorno alimentar

ex-Chiquititas Giulia Garcia, de 21 anos, fez um desabafo, por meio de uma série de vídeos no TikTok em formato de “diário”, sobre os problemas de saúde mental que ela enfrenta desde os 16 anos de idade. A atriz contou que foi diagnosticada com ansiedade, e isso gerou um quadro de compulsão alimentar, e que começou a tomar remédio antidepressivo há um tempo.
Apesar dela já ter enfrentado momentos difíceis antes, ela diz que, dessa vez, sua compulsão alimentar está muito mais intensa e prolongada, e está “se odiando de uma maneira que nunca tinha acontecido”. “Eu não estava conseguindo me olhar no espelho porque eu me acho feia demais. Eu não consigo aparecer sem maquiagem. O espelho se tornou o meu maior inimigo e eu evito ele a qualquer custo”, desabafa.
A jovem diz que sair de casa virou um grande desafio. “Se tornou um fardo pra mim, ir pra faculdade, ir pra eventos, ir pra qualquer lugar que eu ia ter contato com pessoas que não me conhecem”, relata.
Giulia conta que, após a recente polêmica envolvendo o elenco de Chiquititas, sua situação agravou. “Quando você abre essa porta de aparecer em páginas de fofoca, as pessoas também abrem a porta de achar que elas podem opinar sobre a sua vida, sobre as suas características, sobretudo o seu”, explica.
E continua: “então eu ouvi que eu era uma atriz falida, que eu tinha os meus cinco minutos de fama, que eu senti inveja de uma certa pessoa porque ela era bonita e eu era feia”.
O que é a compulsão alimentar
Neste outro texto aqui sobre o tema, Marcela Kotait, nutricionista especialista em transtornos alimentares e obesidade, explica que, geralmente, é na pré-adolescência e na adolescência que começa a grande parte dos quadros de compulsão alimentar, já que nessa fase tem o maior desenvolvimento do corpo, ao mesmo tempo, que estamos tentando nos provar socialmente e sofremos uma pressão estética para ser aceita nos grupos. “É quando os adolescentes mais tentam fazer dieta para emagrecer e mudar o próprio corpo, e com isso acabam adoecendo”, explica.
Os episódios de compulsão alimentar são marcados por uma quantidade MUITO maior e exagerada de comida consumida e, geralmente, de uma forma muito voraz e rápida. Nesse caso, há uma perda de controle, como se o indivíduo não pudesse parar de comer. “Muitas vezes, as pessoas comem escondido e, depois, vem uma sensação de culpa e fracasso muito grande”, diz a especialista.