Fernanda Lima defende uma educação sexual realista e natural com jovens

A apresentadora contou em entrevista como conduz a conversa sobre sexo e proteção com seus filhos de 16 anos

Por Juliana Morales 16 mar 2025, 15h48
Q

uando o assunto é educação sexual em casa, Fernanda Lima acredita que o diálogo é necessário e deve acontecer de forma natural. Mãe de dois adolescente, os gêmeos João e Francisco, de 16 anos, a apresentadora contou em entrevista ao programa Provoca, da TV Cultura, que a conversa com os filhos vem da iniciativa deles: “A gente fala de sexo, mas não sou eu que pergunto. Eles vêm me perguntar muitas coisas”, contou. 

 

No bate-papo com Marcelo Tas, Fernanda fala sobre a postura realista em relação à educação sexual dos filhos. “Já botei camisinha no pepino, claro, estou nem aí. Fui na farmácia, comprei um pacote de camisinha para cada um, deixei na mesinha de cabeceira e não falei nada. [Se eu não comprar], eles não vão”, defendeu a apresentadora. “Já imaginou se eu volto de viagem e daqui a um mês, meu filho de 16 anos chega para mim e fala: ‘Mãe, engravidei uma menina’. Aí eu mato ele”, acrescentou.

 

Sim, na teoria, parece simples, mas nós sabemos que do outro lado, como filhos, falar com seus pais sobre sexo pode não ser fácil. Além disso, nem todo jovem tem abertura para conversar com a mãe ou pai sobre sexo. Seja por questões religiosas ou mesmo culturais, nem sempre esse diálogo tão importante acontece. E dá vergonha mesmo falar sobre isso, especialmente sobre a primeira vez, né?

Continua após a publicidade

Mas ó: não existe certo ou errado sobre ter essa conversa. Existe sentir o momento mais propício para isso e entender a relação que você tem com seus pais (ou responsáveis). No SOS SEXO, já demos dicas tanto para falar com a mãe sobre sexo e como para ter um diálogo aberto acerca do tema com o pai.

E se não rolar falar com os pais, encontre outra forma de buscar informações sobre o tema. Fale com uma tia de confiança ou procure um ginecologista. O importante é não ficar na dúvida, combinado?

Aqui na CAPRICHO, já produzimos alguns conteúdos sobre preservativos, anticoncepcionais e até sobre o DIU para te ajudarem da melhor forma possível a ter relações sexuais seguras. E, claro, em caso de dúvida, não deixe de procurar um especialista.

 

Publicidade