Continua após publicidade

10 filmes e séries para entender o que foi o nazismo

Fazer apologia a este período da História é crime! Confira uma lista de filmes para assistir e estudar ao mesmo tempo

Por Bruna Nunes Atualizado em 30 out 2024, 16h20 - Publicado em 13 fev 2022, 10h01

Recentemente, o gamer Monark fez declarações absurdas durante um episódio do podcast Flow, defendendo a existência de “um partido nazista reconhecido pela lei” e o direito de ser “antijudeu”.  A fala gerou grande revolta e, além de ter sido demitido, o criador de conteúdo vai responder na Justiça, Afinal, fazer apologia ao nazismo é crime.  

Cena do filme Anne Frank: Minha melhor amiga. Na cena vemos diversas pessoas, judeus, machucados saindo do campo de concentração e a menina Hanna,de caeblos curtos e castanhos, pele clara e roupa escuras e sujas, segurando uma criança no colo.
Netflix/Reprodução

Durante a 2ª Guerra Mundial, o nazismo foi responsável por um dos maiores genocídios da História: o Holocausto, que matou mais de 6 milhões de judeus. Na Alemanha governada por Hitler, qualquer opositor e indivíduo que não fosse considerado de “raça pura”, levando em conta a ideologia da supremacia branca pregada pelo regime, era perseguido.

Pra você entender melhor esse período – e não sair por aí justificando falas criminosas usando a libedade de expressão -, a CH listou algumas produções que valem a pena ser assistidas:

1. A Lista de Schindler (1993)

Baseado em uma história real, o filme conta a trajetória do alemão Oskar Schindler durante a 2ª Guerra Mundial. Ele fazia parte de um partido nazista e usava mão de obra judia para lucrar. Em contrapartida, começa a usar sua influência e contatos para salvar mais de mil judeus, em meio ao extermínio causado pelo governo alemão. O filme é considerado um clássico e um dos mais emocionantes retratos sobre o Holocausto. Disponível na Amazon Prime Video.

Continua após a publicidade

2. A Menina que Roubava Livros (2014)

Adaptado de um livro com o mesmo nome, o filme conta a história de Liesel Meminger. Junto do irmão, ela foi mandada para uma pequena cidade alemã para ser adotada por um casal, pois sua mãe biológica era perseguida pelo regime nazista. Lá, a garotinha aprende a ler com seu pai adotivo e encontra nos livros que “rouba” um refúgio para a confusão da Alemanha em meio a 2ª Guerra. Liesel compartilha as histórias principalmente com Max, um judeu que vive clandestinamente em sua casa. Disponível no Star+.

3. O Fotógrafo de Mauthausen (2018)

O longa se passa na prisão onde o ex-soldado Francesc Boix, para sobreviver, se torna fotógrafo do diretor do campo de concentração e se esforça para conseguir guardar negativos das câmeras, pois tem registros das situações horríveis que aconteciam lá. É baseado em fatos e está disponível na Netflix.

Continua após a publicidade

4. #AnneFrank – Vidas Paralelas (2019)

O documentário produzido por Anna Migotto e Sabina Fedelli relembra a vida de Anne Frank, que registrou os momentos fugindo do regime nazista e foi vítima do Holocausto. Além de narrar os registros do diário, traz também o depoimento de cinco idosas que foram sobreviventes do nazismo. Disponível na Netflix.

5. Anne Frank, Minha Melhor Amiga (2021)

O Diário de Anne Frank é, sem dúvidas, um dos principais registros da perseguição nazista que aconteceu durante a 2ª Guerra. Esse filme traz a história da amizade de Anne com Hannah Goslar. As duas, além de presenciarem a ocupação nazista, se reencontraram em um campo de concentração tempos depois. Disponível na Netflix.

Continua após a publicidade

6. O Menino do Pijama Listrado (2008)

Um dos filmes mais clássicos e tocantes sobre a triste realidade das vítimas do Holocausto – e que provavelmente você já ouviu falar. Bruno é filho de um comandante de um campo de concentração e, por isso, a família se muda para uma casa próxima a um. Chegando lá, ele se sente muito solitário e, ao explorar o local, encontra Shmuel, um dos judeus capturados. O garotinho perdeu o pai e os dois, inocentemente, tentam achar uma maneira de encontrá-lo. Disponível na Netflix.

7. Uma Vida Oculta (2019)

Franz Jägerstätter é um fazendeiro que viv na Áustria com sua esposa. De repente, ele é convocado para trabalhar com o exército alemão, mas se recusa a servir os ideais nazistas. Como consequência, o homem sofre ameaças de morte e é perseguido dentro da própria comunidade onde vive. Disponível no Disney+.

Continua após a publicidade

8. O Protocolo de Auschwitz (2021)

Freddy e Walter são dois jovens judeus capturados que, depois de dois anos planejando uma fuga, conseguem deixar Auschwitz e tentam cruzar a fronteira para denunciar o genocídio que lá estava acontecendo. Disponível para comprar ou alugar no YouTube.

9. O Pianista (2002)

O filme acompanha o pianista Wladyslaw Szpilman e mostra o desenvolvimento da dominação nazista, desde o surgimento das restrições, como as faixas indicando quem era judeu e o Gueto de Varsóvia, uma área vigiada e cercada por muros para isolar essa parte da população. Szpilman foi separado de sua família durante a Operação Reinhard e fica buscando abrigo em ruínas. Disponível na Amazon Prime Video.

Continua após a publicidade

10. O Zoológico de Varsóvia (2017)

Jan Zabinski e Antonina cuidavam do zoológico da cidade quando o país foi invadido por nazistas, sendo assim forçados a entregá-lo para o homem que foi designado como chefe do local. Mesmo correndo riscos, se aliam à resistência para tentar salvar diversas vidas que estavam sendo perseguidas durante a 2ª Guerra Mundial. Além de ser baseado em um livro, a história é baseada em acontecimentos reais. Disponível para comprar ou alugar no YouTube.

Bônus: Grandes momentos da Segunda Guerra em Cores (2019) e Segunda Guerra em Cores: O Caminho para a Vitória (2021)

Essas duas últimas recomendações são, na verdade, séries documentais que trazem imagens restauradas do período da 2ª Guerra. Vale muito a pena para quem quer entender todo o contexto histórico da época. Ambas contam com uma temporada de 10 episódios. Disponíveis na Netflix.

Publicidade