Fim dos filtros no Instagram fez a galera querer voltar para o Snapchat

Filtros criados pelos usuários são encerrados nesta terça-feira (14) e a galera não perdeu tempo em traduzir a tristeza em memes

Por Mavi Faria 14 jan 2025, 17h41
N

esta terça-feira (14), chega ao fim os filtros no Instagram criados pelos usuários da rede. Ou seja, aqueles filtros feitos por influenciadores e criadores de conteúdo inspirados em memes, com brincadeiras, mudanças de cor do cabelo, maquiagem, mudanças do rosto e desenhos aleatórios não estarão mais disponibilizados na rede social.

Desde o anúncio da decisão do Instagram, no fim do ano passado, a galera vem reclamando e já sentindo falta dos filtros, tanto dos mais engraçados, quanto das que modificam e embelezam o rosto. Os filtros criados pelos usuários, segundo os perfis do X (ex-Twitter) que comentam a decisão, são os mais divertidos e que acompanham as tendências que surgem na rede, já que podem ser feitos em tempo real e disponibilizados com mais velocidade; enquanto os filtros próprios do Instagram são mais básicos, simples e padrões, sem muita interferência facial.

Essa decisão não é uma novidade entre os aplicativos. Em novembro de 2024, o TikTok restringiu filtros de beleza para usuários mais jovens que 18 anos com o intuito de tentar diminuir o impacto na saúde mental da nossa galera. Apesar da intenção positiva, é difícil encontrar comentários aprovando a decisão de ambas redes sociais.

Em especial no Instagram, a dificuldade de se livrar dos filtros está sendo tão forte ao ponto da galera instigar os usuários a migrarem novamente para o Snapchat. O aplicativo, muito famoso há quase 10 anos, ainda mantém diversos filtros que modificam a aparência e promovem brincadeiras.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Além de retomar o Snapchat como uma possibilidade viável pela existência dos filtros, a galera vêm se despedindo dos filtros por meio dos memes, brincando com o fato de que as pessoas serão forçadas a aparecerem nos stories com seus “rostos reais”, sem nenhuma possibilidade modificar o rosto ou a voz. Alguns comentários afirmam que estão tristes por precisarem aparecer “feios” na rede social, já que os filtros os deixam “apresentáveis”.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

E você, vai sentir muita falta dos filtros e cogitando migrar para o Snapchat?

Publicidade