Menstruação: governo de SP vai fornecer absorventes em escolas estaduais

Programa "Dignidade Íntima" visa combater pobreza menstrual e vai começar em julho

Por Isabella Otto Atualizado em 30 out 2024, 17h28 - Publicado em 15 jun 2021, 16h44
Ao centro, modelo usa cropped azul de manga comprida. Ela está com uma das mãos na cintura, sorrindo. De um lado, a frase
Marisa/Divulgação

Na última segunda-feira, 14, João Dória, governador de São Paulo, anunciou o programa “Dignidade Íntima” no estado, que visa investir R$ 30 milhões em produtos de higiene íntima que serão destinados a alunas da rede estadual de ensino. Hoje, uma em cada quatro adolescentes brasileiras sofre com a pobreza menstrual durante a vida escolar, segundo levantamento da ONU.

Jovem com um absorvente no bolso lateral da calça jeans
ANAHIT GEVORGYAN/Getty Images

“Pouca gente sabe, mas milhares de jovens deixam de ir às aulas quando estão menstruadas. Vulnerabilidade social não pode limitar oportunidades”, escreveu Dória no Instagram. O governador ainda disse que “as professoras e diretoras sabem quem precisa ou não precisa de absorventes. E as que precisam, agora terão”.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por João Doria (@jdoriajr)

Continua após a publicidade

Das 1,3 milhão de meninas em idade menstrual matriculadas na rede estadual de São Paulo, 500 mil se encontram em situação de vulnerabilidade e 330 mil de extrema pobreza. Muitas não tem acesso a banheiro em casa nem a itens básicos de higiene, tendo que improvisar absorventes com jornais e sacolas plásticas.

O programa “Dignidade Íntima” começa em julho, quando a pasta passará a orientar as equipes escolares sobre o atendimento e a campanha.

Publicidade