Continua após publicidade
Continua após publicidade

Número de gamers brasileiros cresce e mulheres seguem no topo do ranking

A cada 4 brasileiros, 3 jogam videogame, e o celular é a plataforma preferida de interação

Por Bruna Nunes 19 abr 2022, 13h57

A quantidade de gamers brasileiros se mostrou crescente nos últimos anos. De acordo com a 9° edição da Pesquisa Game Brasil, 74,5% dos brasileiros jogam videogame. Ou seja, 3 em cada 4. O número cresceu 2,5 pontos desde o ano passado. Para a maioria dos gamers, os jogos eletrônicos são a principal forma de entretenimento diário, substituindo os serviços de streaming, por exemplo.

Jovem negra jogadora de esports usando fone de ouvido com fio surpreso com o jogo enquanto jogava o jogo multiplayer online.
Reprodução/Getty Images

No topo da lista, estão as mulheres – o que não é nenhuma novidade! Afinal, o público feminino vem liderando a pesquisa há alguns anos. 51% dos jogadores brasileiros são do sexo feminino. Os jogos de smartphone são os mais consumidos por elas, detendo 60,4% do público. As etnias também foram objetos de pesquisa, sendo que 49,4% das pessoas que jogam se identificam como pardas ou pretas.

Gráfico em tons de rosa e roxo que mostram dados sobre a relação de brasileiros com o vídeo game. Os tópicos são: idade, plataforma, gênero e classe social
PGB 2022/Divulgação

Já no que diz respeito à classe social, a classe média (B2, C1 e C2), dispara no ranking com 62,7%. Um fator interessante que essa pesquisa revela é que o smartphone é a plataforma mais utilizadas para jogar, pois possibilita um alcance maior de acessibilidade. A maior parcela do público está na faixa etária de 20 a 24 anos, e adolescentes entre 16 e 19 anos ocupam o segundo lugar – mas as diferenças não são gritantes, o que mostra que a idade não é um obstáculo.

Publicidade

Publicidade