O que é ‘Brain Dump’ e por que você deve praticá-lo no dia a dia

Seu cérebro não é uma máquina de memória infinita – às vezes, é preciso liberar espaço para recuperar o foco

Por Juliana Morales 5 mar 2025, 19h02
S

abe quando você abre muitas abas no navegador do computador, e, em determinado momento, você já não consegue mais lidar com tantas páginas e precisa ir fechando uma por uma? Um processo semelhante acontece com o nosso cérebro. Com o excesso de informações e preocupações, nossa mente fica sobrecarregada – isso explica por que nos sentimos paralisados em momentos que há muitas coisas acontecendo.

Um forma de evitar isso e trazer mais clareza é por meio do “Brain Dump”, ou em português “despejo mental”. Trata-se de uma técnica muito simples para fazer uma “limpeza mental” e tirar todas as informações em excesso do nosso cérebro.

Mas como fazer esse tal de “Brain Dump”, CH? 

É fácil: o “Brain Dump” consiste em escrever em um papel ou digital em um documento online tudo que está na sua cabeça, desde tarefas que você não pode esquecer de fazer, ideias para um novo projeto, até pensamentos e preocupações que estão te incomodando.

Continua após a publicidade

Não precisa se preocupar em estruturar bem o texto ou seguir ordem, tá? Não há regras ou certo e errado. O importante é liberar tudo isso por meio da escrita e fechar as “abas mentais” que estão atrapalhando seu processo criativo e seu bem-estar. Pode ser em formato de listas, parágrafos ou até algo parecido como uma mapa mental – fique à vontade!

Esse é um ótimo exercício para fazer naquelas semanas em que você tem muitos trabalhos para entregar, ou na semana de provas em que a cabeça está a mil ou, em qualquer momento, em que você se sentir sobrecarregado.

Por que o “Brain Dump” é super indicado para a nossa galera?

Além da adolescência ser um fase cheia de conflitos, descobertas e emoções a flor da pele, existem outras pressões relacionadas ao estudo e vestibular que deixam os jovens muito suscetíveis ao estresse. Por isso, vale ter um olhar atento aos sinais do nosso corpo e um cuidado generoso com a saúde mental, certo? Já mostramos na CH quais são os sinais de que você pode estar à beira do estresse emocional, vale conferir aqui.

Técnicas como o “Brain Dump” é uma forma de desacelerar e evitar que esse cansaço mental vire uma bola de neve, assim como acrescentar atividades físicas e hobbies na sua rotina também são muito benéficos para o cérebro. Esses pequenos hábitos podem fazer toda a diferença, viu?

Publicidade