O que é ‘rage bait’, palavra do ano pelo Dicionário Oxford

Termo define conteúdos intencionalmente feitos para causar raiva e indignação, e, com isso, atrair mais engajamento

Por Mavi Faria 1 dez 2025, 14h39
V

ocê já reparou como rolar o feed das suas redes sociais tem se tornado uma atividade que provoca cada vez mais sentimentos como raiva, indignação e frustração, o motivando a discutir e a defender o que acredita ser certo? Bom, você não é o único a experimentar essas sensações e a cair no ‘rage bait’, termo tão popular que foi classificado como a palavra do ano pelo Dicionário Oxford.

Traduzido para o português, ‘rage bait’ é uma ‘isca de raiva’, ou seja, são os conteúdos compartilhados nas redes sociais intencionalmente feitos para surtir raiva, indignação e frustração no leitor. Para alcançar esses sentimentos, eles tendem a ser provocativos e até ofensivos, elaborados estrategicamente para aumentar o tráfego e o engajamento de quem o publica — a ideia é que você fique tão indignado e perplexo ao ponto de sentir a necessidade de comentar sua opinião e demonstrar sua insatisfação com o post, o que traz mais alcance para ele.

É como aquele ditado popular, ‘falem bem ou falem mal, mas falem de mim’. Aqui, não importa quão ofensivo o conteúdo é, mas sim quantas pessoas ele vai atrair, tudo por meio da insatisfação e da raiva. Em um ano tão marcado por discussões nas redes sobre regulamentação dos conteúdos virtuais e do bem-estar digital, segundo a pesquisa do Dicionário Oxford, ‘rage bait’ passou também a ser um termo de denúncia do ritmo, da forma e da frequência com que usamos as redes. Em resposta, ao longo de 2025, o uso da palavra triplicou.

Embora seja muito relacionado ao universo virtual e ao comportamento dos usuários, o levantamento de Oxford mostrou que o termo foi usado pela primeira vez no âmbito digital ainda em 2002, em uma postagem que utilizada ‘rage bait’ para definir a reação de um motorista ao receber sinal de luz de outro carro que quer ultrapassá-lo — já relacionando o termo à ideia de provocação intencional.

Continua após a publicidade

Essa não é a primeira vez que o Dicionário de Oxford escolhe como palavra do ano uma que defina um comportamento maléfico envolvendo as redes. Enquanto 2025 foi dominado por conteúdos que incitam raiva e indignação, 2024 foi o ano do ‘brain rot’, ou ‘cérebro podre‘, termo que define a deterioração mental causada pelo consumo intenso de conteúdos majoritariamente superficiais e triviais nas redes sociais.

E aí, você já tinha ouvido falar em ‘rage bait’?

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade