O que significa ‘ter o molho’ e por que os baianos têm tanto?
Wagner Moura está mostrando para o mundo o que a gente já sabia: o baiano tem o molho!
que Wagner Moura tem? Indicação ao Oscar 2026 como ‘Melhor Ator’? Sim, também! Mas o ator, nascido em Salvador, tem o molho. Não é à toa que a expressão “o baiano tem o molho” aparece com frequência em publicações relacionadas ao artista brasileiro, embalada pelo hit do cantor O Kanalha com esse nome.
Vale deixar claro que “ter o molho” vai muito além da aparência física. O elogio está ligado a um carisma, personalidade e energia marcante que atrai outras pessoas. Sabe aquela pessoa que tem uma presença magnética? É o que muitas pessoas também chamavam de “borogodó”.
Raissa Xavier, que faz uma série de vídeos no TikTok chamada “dicionário baiano”, descreve molho, de quem é da Bahia especialmente, como “uma malemolência, um carisma que transborda, um jeitinho que a gente têm”. “A gente é solar, grande, ocupa espaço, sotaque, swingueira de respeito, batedeira de respeito”, diz e brinca: É o molho, né, pae? Tem que provar para entender”.
@bahiafm88 É A BAHIAAAAAA!!! 🗣️🗣️ Wagner Moura vence o #GlobodeOuro na categoria ‘Melhor ator em filme de drama’. 🏆🏆 #bahiafm #WagnerMoura
Com a repercussão e sucesso de ‘O Agente Secreto’, o molho baiano, representado por Wagner Moura, tem quebrado fronteiras e ido longe. Duranre uma entrevista para portal americano Golg Derby, o jornalista Denton Davidson perguntou a Moura sobre a expressão “o baiano has the sauce”.
“Um dos comentários mais comuns nos seus vídeos é que o cara da Bahia tem o molho. Eles sempre dizem isso. O que isso significa para os fãs que não são brasileiros?”, questionou. O ator brasileiro respondeu, surpreso com o alcance internacional da brincadeira.
“Não consigo acreditar que isso tenha se espalhado tanto a partir de Salvador”, falou com bom humor. “Molho’ é como se fosse algo que vem do Nordeste, especialmente da Bahia, que a gente acha legal, um charme especial daquela região do país”, continuou.
Moura reforçou o orgulho que os baianos têm de suas raízes. “Nossa autoestima é muito alta. Nós, baianos, gostamos muito de ser de lá e temos muito orgulho disso. Não é arrogância, é só porque a gente se acha legal”, afirmou
+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
Fantasia de Carnaval inspirada em ‘O Agente Secreto’
Estes manuais de comunicação ensinam o beabá do que é ser ‘antirascista’





