‘Pandemic Skip’: já refletiu como a covid mexeu com a percepção de tempo?

A nossa galera deixou de viver diversas experiências por conta da pandemia e isso tem seus efeitos. A discussão virou tópico no TikTok

Por Juliana Morales Atualizado em 29 out 2024, 18h15 - Publicado em 4 out 2023, 19h42

Qual idade você tinha quando a pandemia da covid-19 começou? O que você deixou de viver nos quase três anos de crise sanitária e isolamento? De certa forma, a nossa vida social precisou “parar” por um bom tempo, né? Acontece que o relógio continuou a bater e os anos passaram. Agora que a poeira abaixou e tudo voltou ao “normal”, muita gente tem compartilhado da estranha sensação de não ter percebido esse tempo passar.

Um artigo bem interessante publicado no site gringo, The Cut, sobre esse tema virou pauta no TikTok. Nele, a autora , fala sobre o que ela chamou de “pandemic skip” (na tradução, salto da pandemia). Ela resume como a “estranha sensação de que nossos corpos podem estar um passo fora de sincronia com nossas mentes”. Isso porque a situação atípica ocasionada pela covid mexeu com a nossa percepção de tempo.

@biasfelix_

sobre os anos da pandemia da percepção de uma 20 e pouca @tricia | hiking • travel • sf

♬ som original – Bia

O que é o ‘pandemic skip’?

No Tiktok, a galera comparou o “pandemic skip” com o “blip dos Vingadores” – e é uma ótima forma para entender. Para quem não é mito familiarizado com o universo da Marvel, vale um breve resumo do que se trata: o blip acontece quando o vilão Thanos estala os dedos e metade da população deixa de existir. Eles ficam anos desaparecidos até que o grupo de heróis consegue resolver o problema e traz as pessoas de volta. Nesse tempo, no entanto, o mundo não deixou de existir, é por isso que quando a população voltam eles precisam lidar com isso.

Continua após a publicidade

José, um dos usuários da rede social que falou sobre o tema, contou a sua experiência pessoal e por que se identifica com os personagens do filme. Ele tinha 19 anos quando a pandemia começou e estava no início da faculdade. “Eu era recém-formado na faculdade, não tinha vivido praticamente nada na minha vida ainda, fora esse contexto de escola”, diz. No vídeo, ele compartilha a sua frustração pelo fato de que, quando vai finalmente entrar na faculdade, depois de se dedicar tanto ao vestibular, não pode viver a vida de universitário como imaginava. “Quando a pandemia acabou, de fato, eu já estava com 22 anos de idade. E aí que a gente começa a viver em sociedade de novo e isso é maluco”, conta o jovem. “Eu ainda me via como uma pessoa de 19 anos, não com 22”, acrescenta.

@juzemachado

voces ja tinham parado pra pensar nisso? #vingadores #marvel #blip

♬ som original – Joseph

Publicidade