Pergunta de Francesca sobre sexo, em Bridgerton, é a de muitas garotas
A série se passa em uma época em que falar sobre sexo era mais tabu do que hoje, mas, apesar dos avanços, o prazer feminino ainda esbarra em obstáculos
esmo que a quarta temporada de Bridgerton tenha como narrativa central a história de amor entre Benedict Bridgerton e Sophie Baek, outras histórias paralelas e personagens se destacam na primeira parte, lançada nesta semana. É o caso de Francesca, interpretada por Hannah Dodd, e a discussão sobre sexo e prazer levantadas a partir do seu arco narrativo.
Nos novos episódios, Francesca Bridgerton, agora Lady Kilmartin, retorna a Mayfair após uma temporada nas Highlands, ao lado de seu marido, John Stirling. Enquanto a expectativa para recém-casados, como eles, seja noites apaixonadas seguidas da notícia de uma gravidez, os dois parecem não conseguir se conectar na intimidade.
A situação é muito confusa, principalmente para ela, que é uma mulher. Fica nítido como a falta de informação sobre sexo e prazer era um problema comum para as mulheres da Inglaterra do século 19, época em que a série é ambientada. Na primeira temporada de Bridgerton, Simon orienta que Daphne se toque para conhecer seu próprio corpo, já que ela nunca tinha feito isso antes, sozinha. Na quarta temporada, Francesca também não tem referências sobre o prazer feminino, ela se vê perdida, sem saber o que deveria sentir e questionando o que está fazendo de errado.
É aí que a personagem faz pergunta que muitas jovens, não só na época da séria mas até hoje fazer: qual é o ápice do prazer e como faço para chegar nele? Francesca busca a resposta com mulheres que ela confia, como a mãe, Lady Bridgerton, e a cunhada Penelope. Em entrevista à BBC News, Hannah Dodd comentou sobre isso: “Foi muito bom ver Francesca contando com as amigas para conseguir essas informações, mas é injusto que os homens possam ter experiências e as mulheres, não.”
Ela se refere ao fato de, na época da Regência, retratada na série, os homens jovens serem livres para viverem experiências amorosas e sexuais cedo, explorando a intimidade, enquanto a maioria das mulheres solteiras não sabiam sobre o próprio corpo antes de casar. “A menos que você possa ter essas conversas, não entendo como as mulheres tinham acesso a essas informações sobre o corpo, sobre a anatomia. Francesca não faz ideia sobre o que deveria estar acontecendo”, diz a atriz que dá vida à jovem na série.
Dodd ainda comentou sobre como Francesca e John também evolui a partir da comunicação, e como “foi muito bom mostrar a honestidade disso nos relacionamentos”. “John e Francesca se conheceram apenas um ano antes, então tiveram que se conhecer melhor, mas existem lacunas, já que ambos são introvertidos… eles realmente precisam sair de suas zonas de conforto para sequer ter essas conversas”, afirmou.
A pergunta de Francesca é recorrente até hoje
A série se passa em uma época em que falar sobre sexo era ainda mais tabu do que hoje, mas, mesmo que muita coisa tenha avançado, o prazer feminino ainda esbarra em muitos obstáculos.
O Censo do sexo, pesquisa realizada pela startup de produtos voltados ao bem-estar sexual pantynova, apontou que, enquanto 66% das mulheres afirmaram alcançar o orgasmo sempre que estão sozinhas, esse número cai para 19% durante o sexo com outra pessoa. Dentre os homens, 86% relataram atingir o orgasmo sempre durante a masturbação, e 54% no sexo a dois.
Em recorte que levou em consideração também a orientação sexual, esses números se diferenciam ainda mais. Quando o assunto é orgasmo no sexo a dois, apenas mulheres lésbicas se destacam, somando 28% das que afirmam gozar sempre transando com outra pessoa, ou seja, 9% a mais do que mulheres heterossexuais.
Preparamos neste outro texto aqui um Guia Definitivo do Orgasmo, com explicações sobre o que é, quais os tipos e como chegar lá. E se tiver mais alguma dúvida, lembre-se do SOS Sexo da CAPRICHO, um espaço aqui no site que respondemos as perguntas de vocês, nossos leitores. É só mandar para capricho@abril.com.br ou por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!
+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.





