O que é e porque nossa galera começou a criar perfil ‘dix’ no Instagram

Conta dix, uma tendência entre a nossa galera, virou pauta após toda a polêmica da briga entre Duda Guerra, Liz Macedo e outras influenciadora jovens

Por Juliana Morales Atualizado em 7 Maio 2025, 17h23 - Publicado em 7 Maio 2025, 16h10
M

uitos pais questionaram o que é “dix” após esse tipo de perfil no Instagram ser citado na briga entre influenciadoras jovens que tomou conta da internet. Te explicamos tudo que rolou neste outro texto aqui, mas, em resumo, em um dos pronunciamentos, a nora de Luciano Huck e Angélica, Duda Guerra, contou que uma outra influ chamada Antonela Braga teria solicitado acesso ao perfil dix de seu namorado, Benício Huck, e ela não gostou nada disso.

Se para pessoas de gerações anteriores, o dix pode ser uma novidade, para a nossa galera, ter uma conta secundária e privada para publicar conteúdos mais pessoais e íntimos para um grupo restrito de amigos é uma realidade muito comum. Esse tipo de perfil recebeu o nome “dix” vem da expressão “dixar”, que significa “deixar” ou “postar” algo sem compromisso – o que faz todo sentido, né?

Por que o perfil dix surgiu?

Ter um dix pode até parecer uma brincadeira, mas essa escolha da nossa galera reflete muito o comportamento da geração e a relação com as redes sociais hoje. Muitos jovens relatam que o Instagram deixou de ser um espaço leve de publicar fotos e interagir com amigos, e passou a ser uma espécie de vitrine da perfeição, com filtros, onde as pessoas estão mais para julgar do que interagir.

Continua após a publicidade

A Isabella Iori, da Galera CAPRICHO, por exemplo, contou que criou um dix para ter um contato mais direto com pessoas mais próximas. “Eu posto muito mais story lá [no dix] do que na minha conta pessoal. Sinto que tenho mais liberdade para abrir a câmera e falar, coisa que não faço no perfil principal, posso postar de tudo e não me preocupo tanto com a estética do feed”, diz.

“Eu criei meu Dix porque amo registrar momentos e queria guardá-los e compartilhá-los com fotos zoadas que eu não tenho coragem de postar no aberto, já que o dix é para os próximos, e isso funciona bastante. Sinto como se fosse o meu museu de memórias, mesmo eu postando pouco e às vezes postando e arquivando”, conta também Rhyan Reis.

 

Lavínia Azanã, da Galera CAPRICHO também, explica que posta de tudo no dix dela: “fotos zoadas, dumps, coisas com filtro do snap”. “Esse tipo de coisa mais na zoeira que os adultos podem implicar ou estranhar”, diz. Ela conta que, hoje, é “muito insegura para postar coisas no seu Instagram “normal” e tem que pedir opinião das minhas amigas para tudo que posta. “Eu posso ter amado completamente a foto, mas eu sempre vou perguntar só para ter certeza”, afirma.

Continua após a publicidade

“Antigamente, no principal mesmo, eu não tinha esse filtro todo, postava cada besteira no Instagram principal mesmo, mas aí a gente vai crescendo e se moldando. Aí agora essas coisas vão para o privado”, completa Cassiane Freitas.

E você, tem um dix também? 

Publicidade