Por que Sydney Sweeney é acusada de eugenia por campanha de jeans polêmica

Campanha estrelada pela atriz para a American Eagle é alvo de polêmica nas redes, que a acusa de perpetuar ideias eugenistas

Por Mavi Faria Atualizado em 29 jul 2025, 19h31 - Publicado em 29 jul 2025, 17h32
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pós a venda de sabonetes com a própria água de banho, o nome de Sydney Sweeney está envolvido em nova polêmica. Dessa vez, a atriz está sendo acusada de estrelar e corroborar com uma campanha eugenista da marca de jeans norte-americana American Eagle.

Em um dos vídeos promocionais publicados nas redes na última semana, a atriz aparece abotoando uma calça jeans da marca enquanto recita o texto: Genes are passed from parents to children, often determining characteristics such as hair color, personality, and even eye color. My genes are blue”. Em tradução livre para o português, ela diz que “os genes são passados de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até mesmo a cor dos olhos. Meus genes são azuis”.

E qual é o problema da campanha, CH?

Em legendas de posts, escrito em vídeos e em cima de cartazes colados nas ruas, a frase “Sydney Sweeney has good jeans”, ou em português “Sydney Sweeney tem bons jeans” aparece em destaque. A semelhança fonética entre jeans e genes foi percebida imediatamente pelos internautas, que apontaram uma “brincadeira” problemática com essas palavras.

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Como as duas palavras têm a pronúncia semelhante parece que a campanha diz que Sydney tem bons jeans e bons genes — e essa interpretação do que é um “gene bom” que é problemática, e aqui precisamos falar sobre a eugenia.

Segundo esta matéria da Super Interessante, o termo “eugenia” foi cunhado ainda em 1880 por Francis Galton, que uniu as palavras ‘eu’, que do grego significa bom e ‘genia’, que significa linhagem. A teoria eugenista, uma pseudociência, acreditavam na possibilidade de criação de uma “raça superior” que seria branca e geneticamente mais evoluída. A própria miscigenação no Brasil no século 19 foi impulsionada pela desculpa do embranquecimento e “melhoramento” da sociedade.

É por isso que, ao falar que os genes de Sydney Sweeney, uma mulher branca, loira e de olhos azuis, são bons, remeteu aos espectadores um pensamento eugenista de genes superiores aos outros. Um comentário no X (ex-Twitter), que viralizou e alcançou mais de 7 milhões de visualizações, afirma que “essa propaganda é muito mais que sexualização, é eugenia passando despercebida. o slogan ‘sydney sweeney has good jeans’ parece falar ‘good genes’, insinuando que ela tem bons genes”.

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Ela continua comentando a fala da atriz, apontando como “nesse trecho isso se completa quando ela faz um discurso brincando com essa semelhança de palavras, dizendo que os jeans passam de pais pra filhos determinando traços, como a cor dos olhos. no final, focando nos olhos dela, ela diz q ‘os jeans dela são azuis’. autoexplicativo.”

A própria Doja Cat zombou da campanha em um vídeo no TikTok, onde ela aparece recitando o trecho sobre genes serem passados por família em tom zombeteiro e de deboche.

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E você, o que achou da campanha?

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