Por que Sydney Sweeney é acusada de eugenia por campanha de jeans polêmica
Campanha estrelada pela atriz para a American Eagle é alvo de polêmica nas redes, que a acusa de perpetuar ideias eugenistas
pós a venda de sabonetes com a própria água de banho, o nome de Sydney Sweeney está envolvido em nova polêmica. Dessa vez, a atriz está sendo acusada de estrelar e corroborar com uma campanha eugenista da marca de jeans norte-americana American Eagle.
Em um dos vídeos promocionais publicados nas redes na última semana, a atriz aparece abotoando uma calça jeans da marca enquanto recita o texto: “Genes are passed from parents to children, often determining characteristics such as hair color, personality, and even eye color. My genes are blue”. Em tradução livre para o português, ela diz que “os genes são passados de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até mesmo a cor dos olhos. Meus genes são azuis”.
Outro vídeo reforça o trocadilho com “genes”, gerando críticas nas redes. Usuários acusam a American Eagle de promover eugenia, supremacia branca e propaganda nazista. Sweeney diz que “genes definem traços como cor dos olhos”, antes de afirmar: “meu jeans é azul”. https://t.co/HENiGqGrbN pic.twitter.com/Ldh5umAcxo
— Jeff Nascimento | jnascim.info no Bsky (@jnascim) July 29, 2025
E qual é o problema da campanha, CH?
Em legendas de posts, escrito em vídeos e em cima de cartazes colados nas ruas, a frase “Sydney Sweeney has good jeans”, ou em português “Sydney Sweeney tem bons jeans” aparece em destaque. A semelhança fonética entre jeans e genes foi percebida imediatamente pelos internautas, que apontaram uma “brincadeira” problemática com essas palavras.
Como as duas palavras têm a pronúncia semelhante parece que a campanha diz que Sydney tem bons jeans e bons genes — e essa interpretação do que é um “gene bom” que é problemática, e aqui precisamos falar sobre a eugenia.
Segundo esta matéria da Super Interessante, o termo “eugenia” foi cunhado ainda em 1880 por Francis Galton, que uniu as palavras ‘eu’, que do grego significa bom e ‘genia’, que significa linhagem. A teoria eugenista, uma pseudociência, acreditavam na possibilidade de criação de uma “raça superior” que seria branca e geneticamente mais evoluída. A própria miscigenação no Brasil no século 19 foi impulsionada pela desculpa do embranquecimento e “melhoramento” da sociedade.
É por isso que, ao falar que os genes de Sydney Sweeney, uma mulher branca, loira e de olhos azuis, são bons, remeteu aos espectadores um pensamento eugenista de genes superiores aos outros. Um comentário no X (ex-Twitter), que viralizou e alcançou mais de 7 milhões de visualizações, afirma que “essa propaganda é muito mais que sexualização, é eugenia passando despercebida. o slogan ‘sydney sweeney has good jeans’ parece falar ‘good genes’, insinuando que ela tem bons genes”.
Ela continua comentando a fala da atriz, apontando como “nesse trecho isso se completa quando ela faz um discurso brincando com essa semelhança de palavras, dizendo que os jeans passam de pais pra filhos determinando traços, como a cor dos olhos. no final, focando nos olhos dela, ela diz q ‘os jeans dela são azuis’. autoexplicativo.”
essa propaganda é muito mais que sexualização, é eugenia passando despercebida.
o slogan “sydney sweeney has good jeans” parece falar “good genes”, insinuando que ela tem bons genes.+ https://t.co/CPNOksfeOB— alejandra (@barbaracle) July 25, 2025
A própria Doja Cat zombou da campanha em um vídeo no TikTok, onde ela aparece recitando o trecho sobre genes serem passados por família em tom zombeteiro e de deboche.
@dojacat my jeans are blee
os fãs da sydney sweeney tão se passando tanto pra convencer de que nao tem nada de errado com aquele anuncio da american eagle onde ela fica repetindo retorica eugenista que sinceramente, eu até fico com pena. ninguem torce pra fav participar de apito de cachorro. isso é triste
— sophia ❄️ (@snowflakestormy) July 26, 2025
american eagle needs to delete those sydney sweeney ads. they are genuinely scary.
— bambi ✿ chelandria defender (@bambied_) July 25, 2025
Sydney Sweeney and American Eagle promoting eugenics and pushing the aryan race Nazi propaganda was not in my 2025 bingo card pic.twitter.com/LYnybEe2ZB
— Nosi 🐝🐎🌸 (@NosiphoL__) July 28, 2025
you cannot compare jeremy allen white’s calvin klein ad to whatever the fuck sydney sweeney is doing with american eagle because jeremy allen white’s calvin klein ad is not vaguely white supremacist propaganda. he was just in his panties.
— canon bisexual sugar berzatto (@thenoasletter) July 26, 2025
E você, o que achou da campanha?
+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.