PrEP vira tema de papo sobre saúde sexual no BBB26 (e fora dele também)
Breno contou aos colegas de confinamento que faz o uso diário da PrEP para se proteger do HIV
urante uma conversa com outros participantes, no banheiro do BBB26, Breno foi questionado se ele se protegia ao sair com homens que ele conhecia por aplicativo de relacionamento. Após afirmar que sim, ele contou que faz o uso da PrEP, o que gerou dúvidas em sua colega de confinamento Jordana, que não conhecia esse tipo de ferramenta medicamentosa.
“Você toma PrEP para caso tenha contato com alguém que tenha HIV, você tem uma probabilidade muito pequena de contrair”, respondeu Breno. Como ele explicou, PrEP é uma das formas de prevenção ao HIV, no qual a pessoa, que não vive com vírus, toma comprimidos antirretrovirais, antes das relações sexuais – isso impede que a pessoa se infecte pelo vírus do HIV.
Trata-se da combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina), impede a entrada do vírus do HIV na célula de defesa, chamada o linfócitos T CD4. Ao fazer isso, o vírus não se multiplica e, consequentemente, a infecção não se alastra.
Normalmente, a PrEP é indicada para homens gays e bissexuais, pessoas trans, pessoas privadas de liberdade e, principalmente usuários de drogas injetáveis e profissionais do sexo. Casos que não estão nesses grupos, no entanto, podem conversar com um médico sobre necessidade do uso do medicamento.
Breno contou que ele toma um comprimido por dia, já que costuma ter relações sexuais frequentemente. Vale explicar que existem duas formas de se tomar PrEP:
- Na PrEP sob demanda, o paciente toma dois comprimidos até duas horas antes de ter a relação sexual. E, depois, ele deve tomar mais dois comprimidos: um 24 horas e outro 48 horas depois da primeira dose;
- Existe ainda o esquema diário de PrEP. Nesse caso, para se prevenir, a pessoa vai tomar um comprimido todos os dias.
E a camisinha?
Depois que o trecho da conversa em que Breno fala da PreP passou a circular nas redes, alguns usuários começaram a críticar a fala do mineiro no programa. Segundo eles, a conversa deu a entender que o “uso da PreP elimina a necessidade de se proteger com a camisinha”.
Na verdade, o uso de PreP não elimina o uso de camisinha. Ou, ao menos, não deveria eliminar, pois diversas doenças venéreas não são prevenidas pelo uso desse medicamento. Deveria ser mais voltado a profissionais do sexo que fazem sexo com camisinha mas com diferentes parceiros.
Breno não falou se faz o uso de camisinha ou não, mas é importante reforçar que, mesmo evitando o HIV e auxiliando no combate a outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), o medicamento não substitui a proteção garantida pelo uso de preservativo.
Breno explica que, mesmo se encontrando com vários caras do Grindr, se protege usando PrEP:
“Você toma PrEP pra caso tenha contato com alguém que tenha HIV. Você tem uma probabilidade muito pequena de contrair. Eu tomo um comprimido por dia.” #BBB26
— poponze (@poponze) January 24, 2026
+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.





