SOS Sexo: ‘Como a libido funciona na adolescência?’
Ginecologista explica que libido se desenvolve desde a infância e fatores como hormônios, cultura e criação influenciam essa jornada

alvez você, jovem leitor(a) da CAPRICHO, não saiba muito bem descrever o que é a libido, mas já tenha experimentado algumas sensações. Não se preocupe, o SOS Sexo de hoje vai te explicar melhor como essa condição natural caracterizada pelo desejo sexual funciona durante a adolescência.
A ginecologista Juliana Teixeira explica que a libido é uma energia que temos desde o nosso nascimento, mas ela se desenvolve para a libido sexual mais tarde, durante a adolescência. “Quando somos criança, temos a manifestação da nossa libido por meio da curiosidade, de por a mão, de querer olhar ou de fazer perguntas para os pais. Já, na puberdade, começamos a produzir os esteroides sexuais e os hormônios em maior quantidade”, explica.
Essas mudanças hormonais resultam em mudanças no corpo, como o desenvolvimento da mamas nas mulheres, o crescimento dos pelos, e também na forma que manifestamos nossa sexualidade – até a gente sentir vontade de compartilhar ela com outra pessoa ou fazer sozinha em casa.
“Essa virada de chave da libido, para querer explorar os desejos sexuais, não depende só dos nossos hormônios, mas também de outros fatores como a cultura em que estamos inseridos, o conhecimento que temos sobre o assunto, os tabus que foram colocados na nossa cabeça. Tudo isso também vai determinar quando você vai efetivamente começar a ter relações”, acrescenta a ginecologista.
“Então é muito curioso essa construção ao longo do tempo da nossa libido, que, na verdade, a gente nasce e morre com ela e ela só vai mudando e passando por fases”, finaliza.
Confira a resposta completa da ginecologista em vídeo!
Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!