SOS Sexo: ‘Fazer xixi após o sexo evita gravidez?’
A afirmação polêmica da modelo Any Awuada, envolvida na suposta traição de Neymar, gerou dúvida e desinformação

A suposta traição de Neymar em uma festa recente no interior de São Paulo continua gerando polêmica. A modelo Any Awuada, que afirmou ter tido relações sexuais com o jogador, disse em um vídeo publicados nas redes sociais que não tem chance de estar grávida porque urinou logo após o ato. “Fiquem tranquilos, porque eu fiz xixi logo em seguida e, quando você faz isso, você não engravida. Então, não tem essa possibilidade”, disse.
A declaração de Any gerou dúvidas sobre a veracidade da informação. Há alguma chance do xixi após o sexo evitar a gravidez? O SOS Sexo da CAPRICHO entra em cena para esclarecer toda essa história, com a ajuda da ginecologista Mariana Medina, associada da AMCR (Associação Mulher, Ciência e Reprodução Humana do Brasil).
Mariana diz que a fala de Any está equivocada, já que urinar após as relações sexuais não é um método contraceptivo e não impede a gestação de acontecer. No entanto, essa prática tem importância para a saúde íntima, especialmente das mulheres, viu? “A uretra feminina fica na vulva, próxima ao canal vaginal, e, com o atrito da pele durante o ato sexual, existe o risco de contato com bactérias da pele do parceiro. Ao urinar, diminuímos a chance de uma infecção urinária por contaminação local”, explica
Ela acrescenta que se basear em métodos comportamentais, como tabelinha ou coito interrompido, não é indicado por apresentarem alto índice de falha. Os métodos contraceptivos comprovadamente eficazes incluem o preservativo (quando utilizado corretamente do início ao fim da relação sexual), contraceptivos orais, DIUs hormonais e sem hormônio, contraceptivos injetáveis, anel vaginal, adesivo e o implante subdérmico de etonogestrel (Implanon).
A médica defende que é fundamental combater informações falsas que circulam na internet, pois podem levar a consequências sérias, como o aumento de gestações não planejadas. “Acreditar que urinar após a relação evita uma gravidez pode impactar a vida de muitas mulheres, principalmente jovens que ainda não estruturaram suas carreiras e projetos de vida”, alerta.
Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!