SOS Sexo: ‘Menstruação marrom e escura é normal?’

Buscamos uma especialista para esclarecer a dúvida, que já deve ter aparecido para muitas outras leitoras, sobre "menstruação parecida com borra de café"

Por Da Redação 1 nov 2024, 19h12
U

ma leitora contou ao SOS Sexo da CAPRICHO que sua menstruação “veio marrom, parecida com borra de café”. A preocupação dela é se isso é normal ou o tom mais escuro é sinal de algum problema. Fomos atrás de uma especialista no tema para esclarecer essa dúvida, que já deve ter aparecido para muitas outras leitoras.

A ginecologista e obstetra Larissa Cassiano explica que o a cor se dá por ser um sangue oxidado. “Isso significa que a mulher teve uma menstruação com o fluxo um pouco menor, por isso o sangue ficou mais tempo ali, e nessa quantidade menor, ele saiu amarronzado”, explica.

Mas o que pode causar esse fluxo menor, CH? Larissa responde que o uso de anticoncepcionais pode diminuir o fluxo da menstruação e deixar ele em um período mais curto, além disso, infecções vaginais também podem gerar essa diminuição. “Em alguns casos, a mulher não está menstruada, é apenas um escape“, acrescenta a ginecologista.

Ela também aponta que essa secreção marrom pode sinalizar uma alteração no útero, como pólipos ou miomas. Por isso, se a situação se repetir muitas vezes, vale procurar uma ginecologista para investigar, certo?

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by CAPRICHO (@capricho)

O que é menstruação?

Quando o ciclo menstrual da mulher é regular, todo mês a partir da menarca (primeira menstruação), ela ovula. Quando o óvulo não é fecundado, a mulher menstrua para limpar o útero e prepará-lo para uma possível gestação no mês seguinte. Nessa ação fisiológica, o endométrio, uma membrana uterina interna, se desprende e sai pela vagina. Logo, a menstruação nada mais é que a liberação de sangue e tecido uterino nesse processo natural de limpeza, que faz parte do ciclo reprodutivo da mulher, que tem três fases: a fase pré-ovulatória, a ovulatória e a fase pós-ovulatória.

Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!

Publicidade