SOS Sexo: ‘O que é implanon? Jovens também podem usar o método?’
A ginecologista Juliana Teixeira explica como funciona esse método de longa duração, considerado o mais seguro

e você está em busca de um método contraceptivo de longa duração, o SOS Sexo de hoje pode ser bem útil para você. A dúvida da vez é sobre o funcionamento do implanon, também conhecido como “implante ou chip anticoncepcional”, e se ele pode ser utilizado por adolescentes e garotas que nunca tiveram relação sexual.
A ginecologista Juliana Teixeira, especialista parceira da CAPRICHO, explica para quem ainda não conhece que o implanon é um chip, de aproximadamente 4 centímetros, que é inserido no braço e libera pequenas quantidades diárias do hormônio chamado etonogestrel, que inibe a ovulação e altera a secreção do colo de útero, impedindo a passagem dos espermatozoides. “Por curiosidade, ele é o método que menos falha no mundo, e, inclusive, é até mais seguro que a laqueadura”, diz a ginecologista.
O implanon é um método de longa duração. Ele é capaz de proteger a mulher da gravidez indesejada por um período de até 3 anos – a depender das com as condições clínicas de cada paciente. Sua inserção pode ser feita no consultório médico, utilizando anestesia local.
A ginecologista esclarece à CH que, sim, o implanon é indicado para adolescentes. “Por ajudar quem tem medo de esquecer de tomar a pílula anticoncepcional ou tomar de forma errada, ele acaba sendo extremamente indicado para as meninas”, ressalta a especialista. “Ele é feito de um hormônio só, então quem fuma, tem pressão alta ou já teve trombose também pode usar de uma maneira segura”, completa.
Juliana alerta, no entanto, que, para saber se o implanon é o melhor método contraceptivo para a pessoa, é preciso passar por uma consulta médica para avaliar, viu?
Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!