S.O.S Sexo: ‘Será que eu já entrei na puberdade?’

Essa fase traz muitas mudanças no seu corpo - especialmente quando você é uma menina - que irão te levar da infância até a vida adulta.

Por Mavi Faria Atualizado em 29 out 2024, 15h46 - Publicado em 24 Maio 2024, 18h33
O

s sinais da puberdade são muitos, mas nem sempre perceptíveis para todo mundo e faz parte do processo. A puberdade, além disso, pode ser um período bem complexo e de muitas dúvidas sobre o que está rolando com o seu corpo e seus hormônios. Uma leitora da CAPRICHO, inclusive, nos perguntou: ‘Será que eu já entrei na puberdade?’.

Para solucionar essa e outras questões que possam surgir, contamos com a ajuda da Cecília Pereira, ginecologista e mastologista. Ela explicou que, antes de tudo, é importante entender que a puberdade é o período onde o corpo irá passar por diversas transformações, já que ele está na transição da infância para a vida adulta.

Outra informação importante é que a puberdade dura, mais ou menos, dos 8 aos 13 anos e, segundo Cecília, é comum que as mudanças corporais sejam sentidas principalmente por volta dos 10 anos.

Continua após a publicidade

É nesse período da puberdade em que há “o aparecimento dos caracteres sexuais [como os ovários e os testículos] o estirão do crescimento e o estabelecimento da vida produtiva”, explica a ginecologista.

Cecília explica que a puberdade passa por três fases principais. Nas meninas, ela começa com a telarca, onde há o aparecimento da glândula mamária, seguida pela pubarca, ou seja, o aparecimento dos pelos pubianos.

Por fim, a menarca, que traz a primeira menstruação das meninas. Importante lembrar que essas fases não são seguidas uma da outra em um intervalo curto de tempo, já que, segundo Cecília, a telarca e a primeira menstruação possuem um intervalo de cerca de 2 anos de meio.

Continua após a publicidade

Nos meninos, a sequência é bem similar e o que diferencia são os órgãos afetados. Neles, o processo se inicia com o aumento dos testículos, seguido pelo surgimento dos pelos pubianos, como as meninas, e também pelo corpo todo, incluindo no rosto.

O surgimento de pelos costuma ocorrer entre os 12 aos 14 anos, como afirma a Sociedade Brasileira de Pediatria. Em seguida, o pênis começa a crescer e a alargar, processo que pode durar até o fim da puberdade.

As próximas mudanças são a alteração da voz e o estirão, como nas meninas. Por fim, o menino passa pela sua primeira ejaculação, que costuma ocorrer de forma involuntária.

Continua após a publicidade

O final da puberdade, explica a ginecologista, se aproxima quando todos esses fatores já aconteceram, e eles não precisam surgir necessariamente nesta ordem, tá?

Confira a explicação completa da Cecília sobre os sinais da puberdade no vídeo abaixo!

View this post on Instagram

A post shared by CAPRICHO (@capricho)

 

Tem mais dúvidas? Mande para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!

Publicidade