SOS Sexo: ‘Tomar pílula do dia seguinte mais de uma vez no mês faz mal?’

Entenda os efeitos da pílula do dia seguinte e saiba se o uso repetido pode prejudicar sua saúde

Por Da Redação 3 out 2025, 18h00
A

pílula do dia seguinte é um dos métodos contraceptivos de emergência mais conhecidos entre os jovens. Mas, apesar de ser bastante falada, ainda rolam muitas dúvidas sobre o uso dela. Uma leitora, por exemplo, perguntou ao SOS Sexo da CAPRICHO se é perigoso tomar mais de uma vez no mesmo mês. Será que isso pode trazer riscos à saúde ou diminuir a eficácia do método?

Para início de conversa, a ginecologista Juliana Teixeira reforça que a pílula do dia seguinte não é um método preventivo, mas de emergência. Portanto, ela só deve ser tomada quando a menina teve uma relação sexual desprotegida e não utiliza nenhum método contraceptivo (como a pílula anticoncepcional ou o DIU). “Não é para essa situação acontecer mais de uma vez no ano, quiçá no mesmo mês”, defende a especialista. 

Ela explica que a pílula do dia seguinte tem uma carga muito alta de hormônio comparando com as pílulas anticoncepcionais. Usar esse método continuamente acaba desequilibrando as taxas hormonais do corpo. Além disso, ela pode trazer efeitos colaterais como sangramento, enjoos e dor na mama. “Por isso ela deve ser usada só em exceções e não como regra”, afirma.

E ainda há dois motivos pelos quais usar o método de emergência muitas vezes não é recomendado:

Continua após a publicidade

  • O uso excessivo da pílula do dia seguinte pode resultar na perda da eficácia do medicamento em longo prazo;
  • O uso frequente pode causar problemas de saúde e até infertilidade.

Neste outro texto aqui, te contamos 9 coisas que você precisa saber antes de tomar a pílula do dia seguinte. 

Lembrando também que a camisinha é o único método que te protege de gravidez e infecções sexualmente transmissíveis, então não esqueça dela! Combinado? 

Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!

Continua após a publicidade

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade