Talvez esteja na hora de você aprender a devolver o constrangimento
A outra pessoa não tem direito de te deixar desconfortável. Veja formas de devolver isso para ela e começar a impor limites
em gente que não se preocupa em ser grosseira ou te deixar desconfortável. Isso é um fato. Mas qual é a melhor forma de agir quando alguém te diz algo muito inconveniente? Ignorar? Revidar? Devolver o constrangimento pode ser uma ótima saída para colocar limites e deixar claro que aquilo não foi legal.
A influenciadora Luana Carvalho contou em um vídeo nas redes sociais que depois que aprendeu a devolver o constrangimento sua vida é outra, e as situações desconfortáveis diminuíram muito. “As pessoas têm uma mania de achar que elas têm direito de falar do nosso corpo, nosso cabelo, das coisas que a gente gosta, dos nossos relacionamentos, da forma como a gente leva a nossa vida e acham que elas podem falar tudo”, diz. “Mas não é mais assim que a banda toca mais”, completa.
Mas como devolver o constrangimento, CH?
Existem diferentes maneiras de devolver o constrangimento e você pode aplicar dependendo da situação. Mas o primeiro passo é entender a importância de se posicionar e não aceitar que ninguém passe do seu limite. Se você não se sentiu bem com alguma fala ou brincadeira inconveniente, você não deve se sentir obrigado(a) a interagir ou dar risada só para não pesar o clima, certo?
Se você percebeu que a pessoa criou uma situação desconfortável, mas que, provavelmente, não tenha sido a intenção dela, ou é uma pessoa com quem você se importa e acredita que vale manter o vínculo, você pode comunicar o que te incomodou, com frases como: “olha, eu sei que você não quis ofender, mas aquele comentário/ aquela brincadeira me deixa desconfortável” ou “prefiro que a gente não fale sobre isso, tá?”.
Em outros casos, e dependendo da pessoa, uma tática interessante para devolver o constrangimento é a ironia. Você pode responder com um tom irônico, por exemplo: “Nossa, que observação… criativa/necessária”. Ou então fazer perguntas para jogar a responsabilidade para a outra pessoa e para que ela perceba o erro. Alguns exemplos de como fazer isso: “Você percebe que esse comentário é bem invasivo, né?” ou “Não entendi o motivo da piada, pode explicar?”.
Mas, às vezes, você não precisa dizer nada para devolver o desconforto. Basta ficar em silêncio por um tempo, olhando para a pessoa, que ela vai entender o constrangimento que causou.
Por fim, lembre-se: quem foi inconveniente é quem deve se sentir mal — não você.
+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
13 ideias de unhas minimalistas decoradas para o Ano Novo





