Tudo o que você precisa saber para sua primeira entrevista de emprego

Sabemos que é um momento de inseguranças e medos, mas é muito importante que você leia com atenção estes 7 conselhos

Por Mavi Faria 19 jul 2025, 20h00
E

ntrar no mercado de trabalho é um sonho, representando mais um passo até a maturidade e a liberdade da vida adulta. Contudo, nem sempre o processo até esta etapa é tão divertida quanto gostaríamos e encarar a primeira entrevista de emprego pode significar passar por nervosismos, medos, inseguranças e ansiedade.

Todos esses sentimentos, embora muito naturais nesta etapa da vida, dificultam a nossa preparação para chegar até a primeira entrevista de emprego o mais pronto possível. Para te ajudar nesta etapa, existem jogos que simulam entrevistas e podem te ajudar a se preparar, e também algumas dicas coringas que todo mundo deveria receber antes de ir para a sua primeira entrevista de emprego.

São aqueles conselhos que, depois da primeira experiência, pensamos “nossa, gostaria de ter ouvido isso antes” e que, para você que está se preparando pela primeira vez, será muito útil. Reunimos abaixo 7 dicas principais para você ler com atenção e se lembrar delas antes, durante e depois da sua primeira entrevista de emprego — não deixe de compartilhar com os amigos para que todos se preparem da melhor forma possível!

1. Ser sincero sobre seus limites é uma qualidade

Mentir sobre qualificações e capacidades que não são verdadeiras só vai fazer a empresa criar uma expectativa errada sobre você. Por isso, se abrir sobre suas dificuldades mostra que você é consciente do seu aprendizado atual mas que quer evoluir ele neste trabalho. Em especial quando falamos de primeiro emprego, não tem como os recrutadores esperarem que você saiba tudo, então compartilhe com eles os pontos que você espera melhorar se for contratado.

2. Demonstrar interesse, curiosidade e vontade de aprender nunca é demais

Seguindo a dica anterior, quando você fala o quanto quer aprender e evoluir, perguntando sobre a vaga e demonstrando interesse, os avaliadores entendem que você é uma pessoa interessada e dedicada, mesmo que ainda não tenha todas as habilidades possíveis. É muito melhor ser uma pessoa disposta a aprender do que uma que acha que já sabe tudo que precisa — acredite, ninguém sabe de tudo o tempo todo!

Continua após a publicidade

3. Aproveite o tempo para entender o que eles esperam de você e qual será o seu trabalho

Não tenha medo de perguntar! Esse tipo de comportamento reafirma quão interessado pela vaga você está. Além disso, perguntar exatamente sobre o que eles esperam de você como funcionário e como será o seu dia a dia na empresa te dá uma noção melhor de como é o trabalho, quais habilidades você já tem ou não e se o perfil da vaga combina com você. O momento da entrevista não é unilateral, feito somente para o recrutador conhecer mais você. É também o momento em que você conhece a vaga e a empresa.

4. Lembre-se que eles terão uma primeira impressão sobre você

As primeiras impressões existem e fazem toda a diferença, então se vista como se já estivesse indo trabalhar e seja simpático e educado. Não tem necessidade de ser extrovertido nem de passar do limite forjando uma intimidade ainda inexistente, mas é importante lembrar que as pessoas guardam as impressões que fazem de você.

5. Pesquise sobre a empresa e o trabalho antes de ir para a entrevista

Tenha certeza de que todas as informações disponíveis na internet sobre a empresa e a vaga sejam do seu conhecimento e, o que não estiver nas redes, pergunte. Pode ser que essa empresa se torne o seu novo trabalho, onde você terá contato com diversas pessoas todos os dias, então saiba onde você estará e vá preparado caso a recrutadora pergunte sobre o emprego.

6. Não tenha vergonha da sua falta de experiência profissional

Sendo a sua primeira entrevista de emprego, é natural que você não tenha experiência profissional e está tudo bem. Quer saber um segredo? Os recrutadores não estão interessados somente nos trabalhos que você já fez. Iniciativas na sua comunidade, participação em organizações, cursos extras, hobbies que você pratica, tudo isso dá a eles uma dimensão de quem você é e como você se dedica a esses trabalhos. A entrevista é o momento em que eles querem te conhecer, então garanta que isso aconteça.

Continua após a publicidade

7. Respire fundo e seja confiante: você chegou até a entrevista!

Pode ser que a vaga não seja para você, e está tudo bem, mas antes de ir para a entrevista, lembre-se que você chegou até esta etapa. É provável que você tenha passado por provas, testes e sido selecionado entre diversos currículos, então fique feliz e orgulhoso de ter chegado até aqui.

E aí, se sente mais preparado para sua primeira entrevista de emprego?

Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade