Vestibular: como lidar com as dúvidas na hora de escolher o curso

Decidir qual área seguir não é uma tarefa fácil e o programa ‘Como Será’, deste sábado, vai dar dicas para ajudar nesse momento

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2024, 10h48 - Publicado em 4 Maio 2018, 20h17

Hoje, as faculdades oferecem inúmeras opções de curso, as áreas de atuação das profissões estão cada vez mais variadas e nem sempre gostamos de fazer apenas uma coisa. Com tantas questões a serem consideradas, não é uma tarefa fácil escolher qual curso prestar no vestibular.

Por ser uma decisão séria, é normal surgirem dúvidas. E, para ajudar os estudantes nesse momento tão importante, o programa Como Será?, deste sábado, vai discutir o tema e contar a história da Fernanda Silva Araújo Barbosa, que está enfrentando um dilema sobre qual curso seguir.

A estudante de 18 anos, que mora em São Paulo, já terminou o ensino médio e prestou vestibular, porém não tem certeza do que gostaria de fazer. Seu sonho é ser atriz e, por isso, ela pensou em cursar Artes Cênicas. Além disso, Fernanda frequentou aulas de teatro para tentar seguir na profissão, porém precisou parar por questões financeiras. Sua mãe gostaria que ela fizesse algo relacionado ao esporte, como Educação Física, por ver que a filha se dá bem com a área. No programa, com a orientação feita pelo psicólogo Marcos Lanner, Fernanda passou a cogitar também a possibilidade de prestar Psicologia, por gostar de ajudar as pessoas.

A apresentadora Sandra Annenberg e a estudante Fernanda Silva. Globo/Divulgação
Continua após a publicidade

Ufa, não é fácil mesmo escolher entre tantas áreas que gostamos, né? Porém, na hora da decisão, algumas atitudes podem te ajudar a esclarecer essas dúvidas. Segundo o orientar Marcos Lanner, pesquisar as matérias que são ensinadas em cada curso e conversar com alunos e profissionais já formados da área são ótimas saídas para entender mais sobre o dia a dia da profissão.

Assista ao programa Como Sera? deste sábado (05), das 7h às 9h, na Rede Globo, e descubra mais dicas para lidar com as dúvidas sobre o curso – e saiba como a Fernanda irá decidir qual caminho seguir.

Publicidade