Você pode estar usando seu humor para esconder suas inseguranças
A trend "nossa, você é muito engraçada" faz a galera expor traumas e medos que os levaram a usar a comédia como escudo. Mas será que é o indicado?

lema “rir da tragédia” é muito útil quando precisamos que situações complicadas e difíceis pareçam um pouco mais leves e tranquilas, em uma tentativa de diminuir a pressão. Agora, você já parou para pensar com qual frequência se utiliza da piada como forma de esconder inseguranças, medos e até traumas?
Um dos principais exemplos da ficção de que como esse método é facilmente aplicado é o do personagem Chandler Bing, de Friends. A comédia, para ele, é uma ferramente utilizada quase que diariamente para aliviar estresse, tensão, medo, insegurança e por aí vai. Entretanto, o caso de Chandler não é isolado e, a prova disso é a trend “nossa, você é muito engraçada, obrigada…”.
Nela, a galera no TikTok expõe traumas na infância e adolescência que os levaram a aprimorar o humor tanto como forma de esconder as inseguranças decorrentes do trauma, como também para conquistar as pessoas ao redor – um apelo que o personagem de Friends também carrega.
@luanaamy_02 that’s the mood ✌🏽 meu tube top é @La’s Clothing
@emilialassen the way i ran crying to my mom every time lol #youresofunny #dad #fyp #funny
Em uma publicação, por exemplo, a usuária da rede escreveu “nossa, você é muito engraçada, obrigada, eu fui a última do grupo a começar a desenvolver corpo na adolescência”.
Outra, disse “nossa, você é muito engraçada, obrigada, meu pai costumava me ajudar com o dever de casa de matemática e, se eu não entendia do jeito que ele explicava, ele tentava me ensinar exatamente do mesmo jeito, só que com a voz mais alta”.
E vamos combinar: é mais fácil fazer piada com a vida do que entender de onde vem esses traumas e quais consequências eles trazem na sua vida até hoje, não é?
@annygomesw que falta você me faz
Contudo… Não é o indicado. Não tem nenhum problema fazer piada com uma situação mais complicada, mas você já tentou analisá-la com seriedade? Pode ser que essa insegurança, que você faz piada sobre ou sabe que te fez evoluir mais a comédia para “tampar algum buraco em você”, ainda impacte negativamente a sua vida. E acredite, é muito mais legal fazer piada sobre algo que não te dói mais, do que saber que essa insegurança ainda é um calo no seu tempo.
@barbramarcondes Eu quando descobri que não é normal só ter lembrança a partir da adolescência 👁️👄👁️
Agora, se você não sabe se vem usando a comédia como escudo para suas inseguranças, um exercício fácil é pensar:
- Quando uma situação difícil e complicada se apresenta na sua vida, você costuma tentar aliviar a tensão com piadas?
- Você tem dificuldade de falar sobre/encarar momentos difíceis da sua vida e costuma falar sobre eles somente como uma comédia?
- Você sente necessidade de fazer as pessoas ao seu redor rirem, independente da situação que você esteja passando ou elas?
Se a resposta para estas questões for sim, então é bem provável que você esteja tampando suas inseguranças com piada. Nesses casos, o mais indicado é procurar ajuda especializada e lidar seriamente com essas questões, porque elas podem estar fazendo muito mal para você em vários aspectos da vida.
No caso de Chandler, um dos grandes traumas da vida dele é a separação dos pais e o pais se assumir drag queen. As piadas o fazem fugir dessas lembranças e tentar manter as pessoas por perto, mas a questão só é realmente evoluída quando ele tenta se reconectar com o pai e sua relação com a mãe também progride. Até lá, sua vida pessoal e emocional é muito influenciada pelos traumas.
Lidar com os traumas não faz o humor desaparecer, mas ele começa a deixar de ocupar o espaço da camuflagem, sabe? E mesmo se, no seu caso, a insegurança já ficou para trás, é legal acolher quem você foi um dia e que precisou dessa ferramenta de defesa. Essa versão passou por poucas e boas, e merece compreensão.
Mas e você, acredita que usa a comédia para esconder algum tipo de insegurança em você?